Solenidade aconteceu no auditório do CRE Central – Centro de Referência em Especialidades e premiou os melhores trabalhos desenvolvidos nas unidades de saúde
Foto: Divulgação
Em cerimônia no CRE Central – Centro de Referência em Especialidades, na tarde desta quinta-feira (7), a 13ª edição da Exposaúde, premiou os trabalhos apresentados durante o evento que aconteceu nos dias 23 e 24 de novembro.
A Exposaúde tem a finalidade de identificar e disseminar experiências bem-sucedidas desenvolvidas pelos pesquisadores e profissionais das unidades de saúde de Ribeirão Preto, além de proporcionar a troca de conhecimento. Este ano foram apresentados 151 trabalhos.
Em seu discurso, a secretária adjunta da saúde, Adriana Brienza, representando a titular, Jane Aparecida Cristina, parabenizou todos os participantes. “Cumprimento todos, deixo como sugestão que vocês, levem para as equipes os trabalhos discutidos e que no ano que vêm, possamos discutir assuntos que fortaleçam ainda mais o SUS. Vamos construir políticas públicas para o benefício da população, parabéns”, disse
“A Exposaúde é um evento grandioso que une a gestão, as unidades de saúde e trabalhadores num só propósito. Temos como objetivo mostrar um pouco do nosso trabalho, o dia a dia e nossas conquistas e alegrias. Todos estão de parabéns”, comemorou a diretora do departamento de Atenção à Saúde das Pessoas, Vanessa Borin Danelutti.
Homenagem
Durante a cerimônia, a coordenadora da Exposaúde, que acompanha a formatação do evento desde a sua criação, Rute Casas Garcia, foi homenageada. Emocionada, agradeceu. “Eu acho que a comissão organizadora não pode ficar somente na minha figura, temos que institucionalizar o evento e todos devem participar. A Exposaúde é parte da alma da secretaria da Saúde, estou muito emocionada e agradeço imensamente, muito obrigada a todos”, disse.
Categorias
Categoria 1: Pesquisa Aplicada na Prática do SUS – Trabalhos desenvolvidos no período de 2022 a 2023 pelos profissionais e pesquisadores nas unidades e serviços de saúde da SMS, que evidenciem a construção de novas práticas em saúde e privilegiem os princípios do SUS, através de investigação planejada e desenvolvida com utilização de recursos metodológicos e com o emprego de conhecimentos científicos.
Também foram incluídos nesta categoria os trabalhos que têm como objeto a avaliação de práticas e atividades implementadas no SUS.
Categoria 2: Experiências no Serviço — Experiências desenvolvidas no período de 2022 a 2023, nas unidades e serviços de saúde, no âmbito da SMS, caracterizadas pelo avanço do trabalho e que indiquem a solução de problemas/obstáculos, orientadas para a construção de práticas que privilegiam os princípios do SUS e que passaram a fazer parte do cotidiano.