Atração do fim de semana foi realizada através da parceria do Fundo Social de Solidariedade e das Secretarias da Casa Civil e Cultura e Turismo

Foto: Max Mesquita

Foram 20 entidades assistenciais de Ribeirão Preto, além de artesões da cidade, que se beneficiaram com o sucesso do 13ª Arraiá Viva Ribeirão 2023, realizado neste fim de semana, entre os dias 21 e 23 de julho. A organização ficou por conta da parceria das Secretarias da Casa Civil e da Cultura e Turismo, Fundo Social de Solidariedade e da KA2RP Eventos e Marketing.

O secretário da Cultura e Turismo, Pedro Leão, destacou a importância da retomada do Arraiá Viva Ribeirão. “Todas as entidades que estão aqui desenvolvem um trabalho muito importante. Por isso, o que vocês compram aqui, interfere positivamente no trabalho sério das entidades que transformam a vida de outras pessoas para melhor”, disse.

Com decoração típica em um ambiente seguro e arborizado, a população teve um cardápio repleto de comidas típicas, como pastel, cachorro quente, lanche de pernil, batata frita, feijão tropeiro e outras delícias da culinária típica, além dos tradicionais doces de maçã do amor, moranguete, cocada e muitos outros. Toda a renda obtida através da comercialização dos produtos, foi revertida para as entidades assistenciais.

“É uma grande festa, alegria, família e queremos isto, com solidariedade, lazer e entretenimento. Estamos à disposição de todos vocês, principalmente das entidades da qual nossa cidade deve muito, pois não seria possível atender toda nossa demanda se não fosse com a ajuda de vocês”, explicou Mariana Jábali, presidente do Fundo Social de Solidariedade.

Além da boa comida, o Arraiá Viva Ribeirão teve muitas atrações durante os três dias de festa, como a apresentação da banda Beijo de Forró, Dança do Ventre e Oriental, com Emilany Cunha, Danças Típicas Juninas dos alunos do projeto “Cultura Livre: Programa de Formação e Fortalecimento”, Victor Canela e Banda, Doni Max, e muitas outras atrações.

“É fundamental que retomemos essas atividades, mas o Arraiá tem um simbolismo todo especial, que é fazer parte do nosso calendário oficial, de poder trazer as entidades aqui e agradecer muito. Graças ao trabalho de vocês, entidades e voluntários, que mantemos tudo isso, com três dias de atividades para que todos possam se divertir”, falou o secretário da Casa Civil, Alessandro Hirata.

O Arraiá Viva Ribeirão contou com decoração típica para mostrar a rica história e costumes do interior paulista, resgatados através das músicas, danças, comidas típicas, quadrilha e origem do homem no campo. As diversas barracas que comercializaram os produtos típicos das festas juninas, foram cedidas às entidades assistenciais de Ribeirão Preto que, em uma ação social, puderam também divulgar seus trabalhos assistenciais.

Entidades Assistenciais Participantes

Aldeia Caboclo Pena Vermelha; Casa de Umbanda Fé e Luz; Sotiju; Instituto Biotropica; Mão Amiga – Solar; Lacultesp; SOS Vidas; Sociedade Espirita Vinha de Luz; Comunidade Espirita Saga de Cristo; Instituto Divina Luz; AICA Associação de Incentivo Cultural ao Adolescente; Projeto Amigos Contra o Câncer; Núcleo Assistencial Mãos Unidas; Instituto Crescer Cidadão; Zumbiaras dos Palmares; Casa de Acolhimento Joana Angelis; Cooperagir; ONG Tia Dulce; ONG Barbados; e Casa de Apoio Projeto Isabelly.

História

Aprovado pelo Projeto de Lei 168/2017, publicado no Diário Oficial em 26 de setembro de 2017, o Festival Arraiá Viva Ribeirão faz parte do Calendário Oficial de Eventos do Município.