Objetivo é constituir um espaço de diálogo e colaboração, abordar desafios atuais na saúde pública de Ribeirão Preto e fortalecimento do Sistema Único de Saúde – SUS
Fotos: Divulgação
Cerca de 300 pessoas, entre profissionais de saúde, gestores e educadores, participaram nesta terça-feira, 28 de maio, do início da 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde de Ribeirão Preto.
O objetivo é constituir um espaço de diálogo e colaboração, visando abordar desafios atuais e futuros da gestão do trabalho e educação na saúde em nossa comunidade e fortalecimento do Sistema Único de Saúde – SUS
Promovida pela Coordenadoria I de Educação Permanente em Saúde ´o evento é voltado a profissionais da saúde, educadores e gestores, as discussões serão em torno do tema, “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS Acontecer”, e as discussões envolverão assuntos de relevância para a excelência do SUS.
Durante o encontro, foram criados grupos de trabalho com levantamento de propostas e diretrizes nos âmbitos municipal, estadual e federal e temas desde a valorização dos profissionais de saúde até a implementação de políticas educacionais que garantam um sistema de saúde equitativo e acessível a todos os cidadãos.
A secretaria municipal da Saúde, Jane Aparecida Cristina, abriu oficialmente o evento e relatou a importância do debate e ações concretas.
“O tema diz tudo. Temos realmente que valorizar as pessoas que trabalham no SUS, onde o trabalho é feito por nós, portanto, a conferência deve focar relacionadas a capacitações, a educação profissional o que realizamos no dia a dia, onde na secretaria da saúde fomentamos essas questões, de valorização, propostas, cursos para nossos profissionais se qualificarem e melhorarem a assistência prestada à população”, disse a secretária durante seu discurso.
O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Gilmar Nessi, destacou a expectativa da conferência.
“Um evento muto importante para todos que estão envolvidos com o SUS, desde profissionais de saúde, gestores, instituições de ensino e usuários, espaço para o debate e constituição de políticas públicas direcionada a assistência em saúde e controle social é fundamental para a garantia dos direitos da população que depende do sistema e pela defesa do SUS”, destacou.
Para o coordenador da Comissão Organizadora da conferência. Dilson Brás da Silva, a gestão e trabalho em educação na Saúde são pilares fundamentais para o desenvolvimento do SUS eficaz e inclusivo, que moldarão presente e definirão o futuro do sistema. De saúde pública em Ribeirão Preto
“Este evento representa um marco significativo em nossos esforços para aprimorar e fortalecer o SUS na comunidade. Hoje, nos reunimos em um contexto desafiador, uma época que demanda é a inovação, colaboração e muita resiliência, exatamente o que esta conferência busca promover”.
Em 06 de junho, acontecerá a plenária final, com votação das propostas e diretrizes e eleição dos delegados para a etapa macrorregional da 4ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.