RIBEIRÃO PRETO AVANÇA NA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

RIBEIRÃO PRETO AVANÇA NA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

A Secretaria de Assistência Social implantou, em 2021, boas práticas para exercer a Política de Assistência Social, como o Prontuário Eletrônico, a Educação Permanente e a Vigilância Socioassistencial.

O Prontuário Eletrônico é uma ferramenta que auxilia o trabalho dos profissionais dos CRAS, CREAS e Unidades de Acolhimento para Crianças e Adolescentes no registro dos atendimentos realizados às famílias e indivíduos, e que permite qualificar o atendimento social e analisar de forma sistematizada as informações sobre o território e a população atendida. Sua utilização permite manter um histórico dos atendimentos, agilizando o trabalho dos profissionais e facilitando a vida dos usuários do SUAS.

A Semas também implantou a Educação Permanente no município, cujo objetivo é contribuir na construção coletiva do saber da política pública de Assistência Social para qualificar o trabalho técnico no atendimento ao munícipe, além de melhorar a qualidade técnica do serviço prestado, ampliar a possibilidade da construção de novos saberes e superar as dificuldades cotidianas das questões sociais que se apresentam de acordo com o momento.

Os encontros acontecem todos os meses, de forma continuada, permitindo que as equipes montem estratégias coletivas para a superação de dificuldades e ampliem suas possibilidades de ação. Toda a equipe técnica da Semas, dos serviços de baixa, média e alta complexidade, é convidada a participar da produção de conhecimento ativo.

Já a Vigilância Socioassistencial foi implantada com o objetivo de identificar e prevenir situações de vulnerabilidade e risco, caracterizando-se como uma importante ferramenta de gestão estratégica, estimulando a prática do registro, planejamento, monitoramento e avaliação da política.

Quando se fala em pessoa com deficiência, a Semas avançou no atendimento. A antiga SPPD, Seção Para Pessoas com Deficiência, foi transformada no CREPD – Centro de Referência Especializado à Pessoa com Deficiência, com ampliação dos atendimentos e diversificação de atividades, como as oficinas. É um espaço de identificação, inclusão, orientação e encaminhamentos para crianças, jovens e adultos com deficiência. Realiza atendimentos visando o acesso a benefícios, programas, oficinas e Serviço de Proteção Especializado para Pessoa com Deficiência e seus familiares que tiveram suas limitações agravadas por violações de direitos.

Dentre os programas para acessibilidade estão o Cartão Eletrônico Especial, Selo de Estacionamento e Van Adaptada para munícipes.

Nando Medeiros

Nando Medeiros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.