Orquestra Infanto Juvenil do projeto GURI vai oferecer 50 vagas gratuitas em Ribeirão Preto

Orquestra Infanto Juvenil do projeto GURI vai oferecer 50 vagas gratuitas em Ribeirão Preto

Nova modalidade foi tema de reunião hoje; cidade já conta com 500 alunos de 7 a 17 anos beneficiados em várias modalidades

Foto: Guilherme Sircili

A Orquestra Sinfônica Infanto-Juvenil do Projeto GURI vai abrir 50 vagas gratuitas para crianças e adolescentes de Ribeirão Preto no mês de junho. O GURI é um programa de iniciação musical do Governo do Estado de São Paulo, realizado sempre em parceria com as prefeituras. Hoje, cerca de 500 alunos de 7 a 17 anos já são beneficiados em Ribeirão Preto em várias modalidades de cursos de instrumentos.

A nova parceria foi tema, hoje (23/5), da visita que o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira recebeu de Milena Deganuti de Mello, gerente regional do Santa Marcelina Cultura, entidade que gerencia o projeto GURI, e de Rafael Leme, responsável pela Orquestra Infanto Juvenil. Também acompanhou o encontro o diretor administrativo da Secretaria Municipal da Cultura, André Luís da Silva, representando o secretário da pasta, Pedro Leão.

No GURI, a criança começa seus estudos de iniciação musical aos sete anos, com brincadeiras e atividades práticas. Um pouco maiores, estudam canto ou instrumento, além de canto coral, teoria musical e prática de conjunto.

O projeto atende, em todo o estado de São Paulo, mais de 60 mil crianças e adolescentes em 384 polos de ensino instalados em 282 cidades paulistas.

Na Orquestra Sinfônica Infanto-Juvenil do Guri, os alunos, com idades entre 11 e 18 anos, têm acesso a um vasto e complexo universo de formas de fazer música. O desenvolvimento artístico-pedagógico vai desde o consagrado repertório sinfônico europeu e americano a incursões por peças operísticas, populares e contemporâneas. E o aprofundamento dessa experiência conta também com professores, regentes e instrumentistas convidados, cuidadosamente selecionados para proporcionar aos estudantes uma interação rica e proveitosa que lhes dê ferramentas para trilhar seu próprio caminho musical, tanto no palco – solo ou em conjunto – quanto na sala de aula.

Nando Medeiros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *