A 24ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto será realizada de 15 a 24 de agosto e envolverá diretamente 10.300 estudantes da rede municipal, em atividades programadas para os turnos da manhã e da tarde. As visitas organizadas pelas escolas ocorrerão entre 18 e 22 de agosto, com transporte gratuito fornecido pela Prefeitura.
A programação reúne mais de 200 ações literárias, culturais e educativas em espaços como o Theatro Pedro II, Hotel Palace, Biblioteca Sinhá Junqueira, CUFA, Tenda do Sesc, estande da Prefeitura e os teatros Municipal e Auxiliadora. Durante o evento, a administração municipal retomará, pela primeira vez em 12 anos, a distribuição de vales‑livro aos alunos do 6º ao 9º ano e aos matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Cada beneficiado receberá dois tickets de R$ 15, totalizando R$ 30 para compra de obras nos estandes credenciados.
A agenda com participação dos estudantes inclui atividades que antecedem e ocorrem na Feira: no dia 15, o violonista Diego Figueiredo fará um workshop sobre as raízes da MPB na EMEF Salvador Marturano, às 16h. No dia 18, autores e alunos se encontram no Projeto Combinando Palavras, com o escritor André Luís Oliveira no Teatro Municipal (manhã e tarde); no mesmo dia, um grupo de 22 alunos da EMEF Profª Eponina de Brito Rossetto receberá 50 livros do estande da Nectar, em ação na Bibliocasa.
Na terça, 19, o público poderá conhecer o jogo de tabuleiro “Andando pelo Brasil”, criado por Gabriel Augusto, aluno autista de 15 anos da EMEF Dr. João Gilberto Sampaio, que estará no estande da Prefeitura às 14h para jogar com visitantes. Quarta, 20, o coral infantil da EMEI Miguel Mussi, com 110 crianças, se apresentará das 14h às 14h30; e quinta, 21, os alunos da EMEF Domingos Adilson Canesin encenarão O Auto da Compadecida em duas sessões, das 10h às 11h e das 15h às 16h, também no estande da Prefeitura.
Segundo o secretário de Educação, Valdir Martins, a participação na Feira é oportunidade para aproximar os estudantes do universo da leitura e da cultura, estimulando o hábito da leitura e contribuindo para a formação integral dos jovens. A realização do evento tem parceria da Prefeitura com o Ministério da Cultura, a Secretaria Estadual da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Sesc e Senac.