Os palestrantes abordaram diferentes áreas que envolvem o tema saúde do trabalhador, desde orientação de cuidado e prevenção até explicação sobre fiscalização de práticas abusivas
Foto: divulgação
O auditório do Sindicato dos Trabalhadores de Ribeirão Preto ficou lotada na 2ª edição do Encontro CEREST (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), que aconteceu no dia 20 de março. O evento foi uma realização do próprio órgão, por meio da Prefeitura de Ribeirão Preto, com apoio cultural da iniciativa privada. Entre os participantes estavam profissionais da área da saúde do trabalhador (médicos e enfermeiros), representantes de RH, técnicos de segurança do trabalho, advogados, entre outros interessados.
“O CEREST é uma unidade de saúde do município que atua no atendimento, comunicação, investigação e prevenção de doenças e acidentes do trabalho. As palestras oferecidas no evento têm como objetivo discutir o tema nos diversos âmbitos que envolvem não só o atendimento à saúde, mas no meio jurídico e previdenciário. Esperamos que as informações e conhecimentos possam ampliar a visão e a discussão com o objetivo de melhorar cada vez mais as condições de trabalho, a conscientização do trabalhador e a garantia dos seus direitos, contribuindo para a diminuição dos agravos em saúde”, destaca a Secretária de Saúde de Ribeirão Preto, Jane Aparecida Cristina, na abertura do evento.
As palestras reuniram profissionais reconhecidos em suas áreas para oferecer assuntos atuais e relevantes para o cenário. Foram eles:
- Desafios da saúde no trabalho: Ana Beatriz Degani Angerami (Coordenadora do CEREST)
- Ministério Público no ambiente de trabalho: Henrique Correia (Procurador do Trabalho no Ministério Público)
- Programa de Educação Previdenciária: Lucas Pavanelo (Gerente-Executivo do INSS de Ribeirão Preto)
- Acidente de trabalho: CAT e direitos: Hilário Bocchi (Advogado Previdenciário).
O encerramento do ciclo de palestras ficou por conta do advogado previdenciário Hilário Bocchi Junior que explicou sobre os direitos do trabalhador em caso de acidente de trabalho. “Esse assunto vai além de processos, o mais importante sempre é zelar pela prevenção. De que forma isso acontece? Priorizando que as normas sejam seguidas e que o trabalhador tenha todos os seus direitos garantidos e preservados”, explica o representante do escritório Bocchi Advogados.
“Além disso, precisamos proporcionar ao trabalhador todo conhecimento necessário a respeito de seus benefícios, tanto em relação ao contratante quanto no caso da previdência social”, completa.
Clique aqui e confira as fotos do evento: https://photos.app.goo.gl/HJjTe5oavirRtG7EA