Evento tradicional da fé e das culturas populares aconteceu no último domingo (28), na Praça José Rossi, na Vila Virgínia
Foto: Fernando Gonzaga
Comemorando 30 anos de história, o Encontro Nacional de Folia de Reis de Ribeirão Preto, evento de cultura popular tradicional, aconteceu no último domingo (28), na Praça José Rossi, na Vila Virgínia, movimentando um público de 15 mil pessoas, entre fiéis, integrantes de Companhias de Reis e Congadas, além de autoridades municipais.
O evento foi aberto com a celebração da Santa Missa, pelo Padre Ângelo Donizeti, da Paróquia Santa Maria Goretti, e seguiu com a entrada das “rainhas”, que conduziram o público até as bandeiras folclóricas de Santos Reis, Nossa Senhora Aparecida e São Sebastião, padroeiro de Ribeirão Preto. As bandeiras, obras de arte do saudoso artista plástico Antônio Carlos Spinelli Cebollero, foram hasteadas pelo comerciante municipal Afonso, pelo Mestre de Santos Reis, Prof. Afonso, e pelo secretário da Casa Civil, Alessandro Hirata, na ocasião representando o prefeito Duarte Nogueira.
Foto: Fernando Gonzaga
“O Encontro de Folia de Reis é uma festa extremamente importante para o nosso povo, é uma festa não só cultural e turística, mas que acontece com pessoas de todo o Brasil por conta da fé. É a abertura do calendário cultural e traz as boas novas para o ano de 2024”, avaliou Hirata.
Após o hasteamento das bandeiras, deu-se início às apresentações das Companhias de Reis, que vieram de Ribeirão, da Região e de outras cidades e estados. Ao todo, dezoito companhias, se apresentaram no palco da Folia de Reis e celebraram seus votos aos Santos Reis.
Foto: Divulgação
O secretário da Cultura e Turismo, Pedro Leão, em seu discurso, saudou a todos os fiéis e enalteceu a cultura popular ligada à religião. “É um trabalho feito a muitas mãos e um dos maiores investimentos em cultura da nossa pasta. Todo o esforço é resultado do anseio da sociedade, em sustentar e resguardar a cultura popular brasileira, por meio da tradição e da fé. Viva Santos Reis”, ressaltou Leão.
Uma das organizadoras, Carmen Luiz Rezende, mais conhecida como Carminha, foi também uma das homenageadas da programação e se emocionou ao lado do público. “É gratificante ver que mais um ano conseguimos trabalhar para que a cultura religiosa e folclórica se mantenha viva no meio do povo”, comentou.
Foto: Divulgação
O 30º Encontro Nacional de Folia de Reis é realizado pela Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, com apoio de empresas parceiras, de voluntários e de uma equipe de mais de 100 pessoas, que realizam toda a parte estrutural, de cerimonial, recepção, alimentação, limpeza, organização, entre outras funções.
Placa comemorativa aos 30 anos da Folia de Reis
O prefeito Duarte Nogueira lançou no sábado, dia 27 de janeiro, a placa comemorativa pelos 30 anos do Encontro Nacional de Folia de Reis na Praça José Rossi, local tradicional de celebração da Folia de Reis.
Foto: Fernando Gonzaga
“A Folia de Reis é uma festa tradicional na cultura brasileira. Relembra e celebra a viagem e a visitação dos reis magos. Hoje descerramos a placa da 30ª edição do Encontro Nacional da Folia de Reis em nossa cidade, onde a festa é partilhada por um grande público, além de ser realizada por uma grande e competente equipe envolvida. Enfim, um evento da cultura popular, que orgulha a cidade e mantém viva a tradição”, afirmou o prefeito Duarte Nogueira.
Na ocasião, a servidora aposentada da Secretaria da Cultura e organizadora do evento, Carmen Luiza Rezende (Carminha), recebeu uma homenagem pelo seu empenho pela cultura e sua trajetória de fé nas culturas tradicionais. A Companhia de Reis Irmãos Adolfo acompanhou a celebração.
Foto: Divulgação
Documentário “Andanças da Fé”
Ainda na programação, aconteceu no sábado, dia 27, às 19h, a apresentação do documentário “Andanças da Fé”, que emocionou as pessoas que foram até à praça José Rossi.
O documentário foi exibido em estreia na programação da 30ª edição do Encontro de Folias de Reis em Ribeirão Preto e contou um pouco da história da folia de reis através da trajetória da companhia ribeirão-pretana Irmãos Adolfo, com tradição familiar de mais de 100 anos.
Foto: Divulgação
A produção carrega direção e montagem pelo antropólogo ribeirão-pretano Carlos Alberto Corrêa Moro, com parceria entre as produtoras Oficina Corisco e Nave Mãe Filmes, com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Ribeirão Preto por meio do edital municipal Encantos 2023.
O filme acompanha as atividades da centenária Cia. de Reis Irmãos Adolfo, no período que antecede as tradicionais festas de Santos Reis, que são tradicionalmente festejados no dia 6 de janeiro.
O documentário mostra o cotidiano e as andanças da companhia por bairros populares no município ao longo de quase três meses, período em foram registradas as imagens de devoção e emoção diante das cantorias, relatos de milagres, mistérios e memórias narradas por devotos e por membros da Cia. De Reis Irmãos Adolfo.