Secretaria da Cultura e Turismo irá selecionar três projetos culturais que transmitam a importância da reflexão sobre a Consciência Negra

Foto: Divulgação

O dia 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares, é marcado pela reflexão em torno da Consciência Negra no Brasil. Por isso, a Secretaria da Cultura e Turismo de Ribeirão Preto abriu edital que irá selecionar três projetos culturais, com valor de R$ 10 mil cada, para a realização de ações que transmitam a importância da reflexão sobre a Consciência Negra.

O trabalho é para reconhecer a contribuição e importância da cultura negra na formação da nossa sociedade, em especial à cultura, que está no cotidiano, pequenos fazeres, hábitos e práticas diárias. Viabilizar a cultura negra como protagonista na sociedade é resgatar, reconhecer e fomentar práticas culturais positivas para a cidade.

Os projetos devem contemplar o desenvolvimento de atividades em, pelo menos, uma das seguintes expressões artísticas e sociais: teatro, dança, música, literatura, cinema, moda, artesanato, culinária, formação cultural, ações midiáticas, artes visuais e seminários, com temas voltados à questão negra e afro-brasileira.

A secretária da Cultura e Turismo, Isabella Pessotti, fala sobre a importância que o edital tem para preservar e estimular a cultura de matriz africana, sua arte, história e tradições dos povos da África, que compõem a cultura brasileira de forma sincrética. “Há muita riqueza cultural, artística e sobretudo sócio-histórica a se aprender com os grupos que preservam as tradições e a memória dos povos africanos. Na atualidade é mais do que urgente difundir a história dos povos trazidos da África, sua luta é resistência a toda forma de opressão social, cultural e identitária, para que essas ações conscientizem a sociedade da necessidade de reparação da maior dívida histórica desse país”, disse.

O edital foi construído a partir de diálogos com os membros ocupantes das cadeiras Matriz Africana e Culturas Tradicionais do Conselho Municipal de Políticas Culturais, membros do Conselho Municipal do Desenvolvimento e Promoção da Igualdade Racial e do Centro de Referência em Educação para as Relações Étnico-raciais.

A proposta é aprimorar as políticas públicas de fomento à cultura, considerando as demandas e contribuições da população negra na cidade de Ribeirão Preto. Trazer à tona e visibilizar a cultura negra como protagonista na sociedade é resgatar, reconhecer e fomentar práticas culturais positivas para a cidade.

As inscrições são gratuitas e ficarão abertas até o dia 22 de dezembro. Mais informações estão no site da Secretaria da Cultura e Turismo.