Acadêmicos do Samba quebra jejum de 37 anos e é campeã do Carnaval 2026 em Batatais

A campeã superou a Castelo, segunda colocada com 268 pontos, seguida por Unidos do Morro (267,4) e Unidos da Liberdade (266,6)

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 1 minuto de leitura
Acadêmicos do Samba quebra jejum de 37 anos e é campeã do Carnaval 2026 em Batatais

Os desfiles do Carnaval de Batatais consagraram a Acadêmicos do Samba como campeã da edição 2026. Fundada em 1979, a agremiação conquistou o quarto título da sua história, encerrando um jejum de 37 anos, com 268,2 pontos. A campeã superou a Castelo, segunda colocada com 268 pontos, seguida por Unidos do Morro (267,4) e Unidos da Liberdade (266,6).

A apresentação vencedora trouxe o enredo “No Xirê das Yabás! Preto Velho cultua as mães negras ancestrais.”, homenageando as figuras femininas negras que marcam tradições de fé, resistência e saberes populares. A escola entrou na avenida na segunda posição e recebeu elogios pela vigorosa proposta estética e pelo impacto do tema.

A Unidos do Morro, que abriu os desfiles, explorou a história do dinheiro no Brasil com “Troco, Trambique e Tecnologia: Um País Chamado Brasil”, mesclando crítica social e bom humor. A Unidos da Liberdade apresentou “As Mãos Negras de Angola – Luta, Riqueza, Crença e Tambor”, homenagem às raízes africanas. A vice-campeã Castelo levou para a avenida o enredo inspirado na obra do artista local Luciano Dami: “Com alegria, samba e emoção, Castelo canta a Rapunzel do Sertão”.

De acordo com a organização, as quatro escolas voltam a se apresentar na noite de segunda-feira (16) no Sambódromo “Carlos Henrique Cândido Alves”, seguindo a ordem do quarto ao primeiro colocado, em desfiles de retomada para o público.