A Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS), atendendo determinação do Ministério da Saúde, vai adquirir 180 mil equipamentos para unidades básicas de saúde (UBS) de mais de 5 mil municípios. O edital de licitação foi publicado em 4 de agosto e a abertura das propostas do pregão eletrônico está marcada para quinta-feira, 21 de agosto, às 10h, pelo portal compras.gov.br.
O investimento estimado soma R$ 1,8 bilhão, recursos da Secretaria de Atenção Primária à Saúde integrados ao pacote do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Saúde 2025. A compra prevê 10 mil “combos” formados por 18 equipamentos estratégicos cada. Entre os itens previstos estão ultrassom portátil, desfibrilador, aparelho de laser terapêutico, retinógrafo e equipamentos para telessaúde.
A AgSUS informa que a previsão é iniciar a entrega dos equipamentos a partir de novembro de 2025. Entre maio e junho a agência promoveu uma consulta pública com indústria, gestores e especialistas para ajustar as especificações técnicas e alinhar as demandas das equipes de saúde às tecnologias disponíveis.
Prefeituras e secretarias municipais de saúde da região, incluindo Ribeirão Preto, poderão ser contempladas conforme a distribuição definida pelos canais federais quando as entregas começarem.