Agosto Dourado: USFs de Ribeirão Preto preparam ações para incentivar a amamentação

Unidades de Saúde da Família (USF) dos bairros Maria Casagrande Lopes, Jardim Antártica e Vila Albertina promovem, em agosto, uma série de atividades voltadas a gestantes e mães para reforçar a importância do aleitamento materno

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 1 minuto de leitura
Agosto Dourado: USFs de Ribeirão Preto preparam ações para incentivar a amamentação

Unidades de Saúde da Família (USF) dos bairros Maria Casagrande Lopes, Jardim Antártica e Vila Albertina promovem, em agosto, uma série de atividades voltadas a gestantes e mães para reforçar a importância do aleitamento materno.

As iniciativas integram a programação do Agosto Dourado na cidade e incluem rodas de conversa, dinâmicas, cuidados e distribuição de brindes.

No dia 13 de agosto, quarta-feira, às 13h30, a USF Maria Casagrande Lopes receberá cerca de 70 participantes para uma roda de conversa com dinâmicas sobre mitos e verdades do aleitamento, além da entrega de brindes e lanche. A ação será conduzida por equipe multidisciplinar formada por profissionais de enfermagem, médicos, dentistas, agentes comunitários de saúde e estudantes de medicina da Faculdade Estácio.

Na quinta-feira, 14 de agosto, a programação seguirá na USF Jardim Antártica, com debate sobre os benefícios do leite materno. A equipe preparou também uma sessão de spa para os pés e a distribuição de lanches e brindes, oferecendo um momento de acolhimento integral às participantes.

Já no dia 19 de agosto, terça-feira, às 9h, a USF Vila Albertina promoverá outra roda de conversa focada em aspectos técnicos, mitos e desafios da amamentação. A atividade contará com café da manhã e entrega de kits com itens para bebês.

Segundo a enfermeira Rafaela Azenha, as ações integram um trabalho contínuo da rede: a promoção e orientação sobre a amamentação fazem parte da rotina dos serviços de atenção primária ao longo do ano, com o objetivo de apoiar mães e favorecer o desenvolvimento infantil.