Álbum de figurinhas ensina nutrição saudável a alunos de Ribeirão Preto

Álbum de figurinhas ensina nutrição saudável a alunos de Ribeirão Preto

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 1 minuto de leitura
Álbum de figurinhas ensina nutrição saudável a alunos de Ribeirão Preto

Material está sendo distribuído nas escolas municipais para contribuir no enfrentamento da obesidade infantil e promoção da alimentação saudável

A Secretaria Municipal da Saúde desenvolveu álbuns de figurinhas com a temática de alimentação saudável que serão distribuídos as crianças menores de 10 anos nas escolas municipais de Ribeirão Preto

O objetivo é contribuir para o enfrentamento da obesidade infantil. Desenvolvido a partir da utilização dos álbuns para as atividades do Programa Saúde na Escola (PSE) da Secretaria da Saúde, que promove ações educativas nas escolas, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação.

Segundo a nutricionista Maria Tereza, o álbum de figurinhas é um material lúdico e didático, que envolve e chama a atenção das crianças e contribui pra o aprendizado sobre um assunto de extrema importância para as crianças.

“Dessa forma, trabalhar a promoção da alimentação saudável fica divertido, incentivando e estimulando as crianças a experimentarem e conhecerem os alimentos trabalhados no álbum."

Foram criados dois álbuns, sendo um para crianças menores de 3 anos e outro de 4 a 9 anos. Os álbuns de figurinhas também contam com atividades educativas e receitas com alimentos naturais, sem adição de açúcar.

Nesta primeira edição, foram impressos 14.660 exemplares para contemplar todas as crianças menores de 10 anos matriculadas nas escolas municipais pactuadas pelo PSE.

As responsáveis pelo projeto foram a nutricionista Maria Tereza C. Alves Rios e a enfermeira Ananda Letícia Fuzo Ferreira, parceria com a Liga de Nutrição Materno Infantil da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP/RP).

O material foi enviado para a Secretaria Municipal da Educação, e a partir de maio de 2024 as escolas já poderão solicitar para serem utilizados nas de salas de aula.