A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou o regime de urgência para o projeto que concede a Ribeirão Preto o título de Município de Interesse Turístico (MIT). A medida tem o objetivo de agilizar a tramitação da proposta na Casa.
A iniciativa foi apresentada em bloco e inclui outras 69 cidades do interior paulista, entre elas Cássia dos Coqueiros, Colina, Colômbia, Cravinhos, Dumont e Taquaritinga. Segundo o texto, 92 dos 94 deputados estaduais assinaram os projetos coletivos, que visam fortalecer o turismo regional como vetor de desenvolvimento econômico.
Para receber a classificação de MIT, o município precisa atender a requisitos técnicos da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado, que avalia o potencial turístico e a existência de serviços básicos, como atendimento médico de emergência, rede de hospedagem, alimentação e informação turística. Cidades reconhecidas como MIT podem solicitar apoio estadual para projetos de promoção e estruturação do turismo local.
Atualmente, o estado de São Paulo possui 144 municípios com a chancela de MIT e já destinou mais de R$ 300 milhões a ações nessas localidades. Com a aprovação da urgência na Alesp, o projeto para Ribeirão Preto seguirá em tramitação mais rápida até as próximas etapas de votação.