Alison dos Santos fica com prata em final marcada por polêmica no Mundial em Tóquio

O brasileiro fez 46s84 e foi superado pelo estadunidense Rai Benjamin, que venceu com 46s52

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 1 minuto de leitura
Alison dos Santos fica com prata em final marcada por polêmica no Mundial em Tóquio

Alison dos Santos, o Piu, natural de São Joaquim da Barra terminou na segunda colocação na final dos 400 m com barreira do Mundial de Atletismo, realizado em Tóquio.

O brasileiro fez 46s84 e foi superado pelo estadunidense Rai Benjamin, que venceu com 46s52. O catariano Abderrahman Samba completou o pódio com 47s06. A disputa teve momentos de tensão: logo após a prova foi anunciada uma possível desclassificação de Benjamin por suposta irregularidade na derrubada da última barreira, informação que colocaria Alison como campeão.

Após análise, a decisão foi mantida e o resultado confirmado, deixando Piu com a medalha de prata. Na final, Alison largou na raia 9, tocou a primeira barreira como ocorrera nas semifinais, mas recuperou ritmo e fez um forte sprint final que lhe garantiu o segundo lugar.

O Mundial deste ano serviu mais uma vez como teste da recuperação do paulista, que já coleciona título mundial em Eugene-2022 e a medalha de bronze olímpica em Paris-2024, além de ter ficado fora do pódio em Budapeste-2023 ao terminar em quinto lugar. A prata em Tóquio amplia o retrospecto do atleta nas grandes decisões internacionais e reforça sua presença entre os melhores do circuito mundial.