Altas temperaturas: Prefeitura de Ribeirão distribui água e picolé para pessoas em situação de rua

Ação da Secretaria de Assistência Social começou na última sexta-feira e se estendeu durante o final de semana

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 3 minutos de leitura
Altas temperaturas: Prefeitura de Ribeirão distribui água e picolé para pessoas em situação de rua

Ação da Secretaria de Assistência Social começou na última sexta-feira e se estendeu durante o final de semana

Ribeirão Preto tem enfrentado temperaturas na casa dos 40ºC nos últimos dias. O Calor intenso e a baixa umidade do ar além de desconforto, pode causar inclusive a desidratação e outras patologias.

Pensando nisso, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social distribuiu copos de água gelada, frutas, e picolés para pessoas em situação de rua.

Desde a última sexta-feira, dia 21 de setembro, as equipes do SEAS – Serviço Especializado em Abordagem Social, além da conscientização e convite para que façam a adesão aos serviços oferecidos pela SEMAS, têm distribuído água durante as abordagens. Essas equipes desempenham um papel fundamental na identificação e criação de vínculos com essa população a fim estabelecer uma real transformação de vida para quem vive nas ruas.

Para aqueles que utilizaram o serviço oferecido pelo Centro POP, ganharam na sobremesa e no lanche da tarde frutas e picolé. No total, entre quinta e sexta-feira foram distribuídos 400 picolés de sabores variados, todos conseguidos através de doação de empresários e um supermercado da cidade.

A Secretaria de Assistência conta hoje com uma ampla rede de atendimento e suporte às pessoas em situação de rua. Serviço Especializado em Abordagem Social, Centro POP, Acolhimentos Institucionais (Diversas Modalidades), Serviço de Recâmbio, Programa Recomeço, encaminhamento para Cursos no Centro do Qualificação, Atendimento Intersetorial com a Saúde no Atendimento em UPA, Consultório na RUA, CAPS dentre outros programas. Além dos citados, ainda possuí os Protocolos de Enfrentamento de Frentes Frias, Altas Temperaturas e Prevenção e Atenção a Pacientes com Tuberculose.

A SEMAS alerta ainda toda a população para utilizarem o canal de denúncias 24h caso vejam uma pessoa em situação de rua que deseja ser atendida. Basta entrar em contato com o FAS – Fale Assistência Social através dos números 161, 0800 77 30161, WhatsApp: (16) 3610-0687 E-mail: fas161rp@gmail.com, ou Site: fasdenuncia.ribeirao.br  

O acesso aos serviços da política de atendimento a pessoa em situação de rua ocorre por diversas portas de entrada. Através de Denúncias no Fale Assistência Social (161), Buscas Ativas das Equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social, assim como demanda espontânea e/ou voluntária nas portas dos serviços como Serviço Especializado em Abordagem Social, Centro POP, Recâmbio e Recomeço.

É importante ressaltar que todo atendimento é de forma voluntária e depende do aceite do usuário.

Centro POP

É a porta de entrada para os serviços voltados para a população de rua. É uma unidade pública voltada para o atendimento especializado e deve ofertar, obrigatoriamente, o Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua, que realiza atendimentos individuais e coletivos, oficinas e atividades de convívio e socialização, além de ações que incentivem o protagonismo e a participação social das pessoas em situação de rua. Deve representar espaço de referência para o convívio social e o desenvolvimento de relações de solidariedade, afetividade e respeito. O Centro POP fica na Rua Capitão Salomão, 324 e está aberto de segunda a sexta das 8h às 17h.