Bate papo aconteceu nesta última quinta-feira, 16, na Cava do Bosque
Fotos: Divulgação
Na última quinta-feira, 16, na Cava do Box, os alunos da Escolinha de Triathlon Formando Campeões em parceria com a Secretaria de Esportes, tiveram uma experiência diferente, com a possibilidade de trabalhar o lado social e a conscientização sobre um tema importante para o desenvolvimento. Foi proposto um bate-papo com os alunos sobre como combater o preconceito, sobretudo o racismo. Além disso, os pequenos triatletas também puderam realizar uma atividade por escrito após a roda de conversa, para fixar o que aprenderam.
A Escolinha de Triathlon se soma no combate às desigualdades e apresenta aos seus alunos a oportunidade de fazer a diferença. Este é um dos compromissos firmados pelo projeto, pois além de levar esporte e saúde, a Escolinha também assume o dever de funcionar como ferramenta de complementação educacional, a fim de formar cidadãos mais conscientes e preocupados com seus semelhantes, assim como é mencionado em pontos específicos dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), no material desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU).
“Foi um momento muito especial e proveitoso com eles, pois percebemos o quanto esse tema os movimentou. Muitos deles já presenciaram e até sofreram preconceito na escola e em outras situações. Dessa forma, nós pudemos orientá-los sobre o que fazer em casos como esses. Temos certeza de que a partir da roda de conversa e também da parte escrita feita por nossos alunos mais novos irá ajudá-los no combate aos preconceitos e para que eles tenham a oportunidade de construir uma sociedade melhor”, comenta a professora Juliane Vieira, da Escolinha de Triathlon de Ribeirão Preto.
"A participação dos alunos da Escolinha de Triathlon nesse bate-papo especial sobre o combate ao racismo e outros preconceitos é fundamental para a formação de cidadãos conscientes e inclusivos. Nossa missão vai além do desenvolvimento físico e esportivo, destacou o Secretário de Esportes, Erik Ávila.
Sobre a Escolinha de Triathlon Formando Campeões:
"Formar campeões na vida e no esporte é a nossa missão"
A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada em 2015 em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla 1350 crianças e adolescentes em 26 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Bahia, Ceará e Sergipe.
Nossa visão de curto, médio prazo é levar a Escolinha a todos os estados do País, com núcleos formados num modelo similar ao de “franquias”, para garantir o cumprimento da nossa proposta pedagógica, uso de identidade visual, qualidade do ensino e materiais oferecidos e principalmente, ao cuidado com a gestão de compliance do projeto. As crianças contam com todos os equipamentos necessários e são treinadas por especialistas na modalidade.
A Escolinha de Triathlon Formando Campeões em Ribeirão Preto tem execução da Associação APANI e é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa do Ministério do Esporte e Governo Federal, com apoio da Secretaria de Esportes da Prefeitura da Cidade de Ribeirão Preto. Os patrocinadores do núcleo são a Tracan, Santa Helena, SOESP (Sementes Oeste Paulista), Goiasmaq, Escandinavia Veículos e Grupo Combustran