Alunos de escola pública participam de mutirão e ação educativa em APP de Ribeirão Preto

Durante a ação, os estudantes assistiram a uma aula expositiva com material biológico sobre a biodiversidade local e, em seguida, visitaram a APP para uma dinâmica prática

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 1 minuto de leitura
Alunos de escola pública participam de mutirão e ação educativa em APP de Ribeirão Preto

Cerca de 50 alunos do 2º ano da EMEF Prof. Dr. Ruy Escorel Ferreira Santos participaram de uma atividade de sensibilização ambiental promovida pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Sustentabilidade de Ribeirão Preto. A escola fica em frente a uma Área de Preservação Permanente (APP) às margens do córrego dos Campos, que vem passando por recuperação.

Durante a ação, os estudantes assistiram a uma aula expositiva com material biológico sobre a biodiversidade local e, em seguida, visitaram a APP para uma dinâmica prática conduzida pela concessionária ENTREVIAS, parceira da iniciativa. Na atividade de campo, as crianças identificaram tipos de resíduos e participaram de um mutirão de limpeza, separando o lixo encontrado em plástico, vidro, papel, metal e orgânico. Ao término, receberam brindes em reconhecimento à participação.

A região da APP registra histórico de degradação por ocupações irregulares, cultivo de cana nas margens, pastagem e descarte irregular de entulho e outros resíduos, especialmente na confluência com a Avenida João Batista Duarte. Como parte da recuperação, já foram plantadas mais de 2,1 mil mudas apenas neste ano. No último trimestre, a Prefeitura também instalou placas educativas, resultado de termos de compensação ambiental, orientando sobre a preservação e alertando para os danos do descarte irregular.

A iniciativa teve objetivo pedagógico e prático: reforçar a formação ambiental dos alunos, estimular práticas de cuidado com as áreas verdes e apoiar a restauração da APP que protege o córrego dos Campos.