AME Ribeirão Preto iniciará cirurgias no 1º trimestre de 2024

AME Ribeirão Preto iniciará cirurgias no 1º trimestre de 2024

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 2 minutos de leitura
AME Ribeirão Preto iniciará cirurgias no 1º trimestre de 2024

Estão previstos para março, o início de atendimentos em radiologia, alergologia, cirurgia plástica, cirurgia vascular, endocrinologia, gastroenterologia, nefrologia e proctologia

Foto: Guilherme Sircili

O AME Ribeirão Preto (Ambulatório Médico de Especialidades) está instalando os equipamentos, contratando e preparando os profissionais para iniciar as primeiras cirurgias ainda no 1º trimestre de 2024. O complexo hospitalar possui quatro centros cirúrgicos que atenderão as especialidades de cirurgia geral, dermatologia, cirurgia vascular, ortopedia, oftalmologia, mastologia e urologia.

De acordo com a secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, estão previstos também para março, o início de atendimentos nas especialidades radiologia, alergologia, cirurgia plástica, cirurgia vascular, endocrinologia, gastroenterologia, nefrologia e proctologia.

Inaugurado em 27 de novembro de 2023, o AME Ribeirão Preto está atendendo nas especialidades cardiologia, dermatologia, otorrinolaringologia, oftalmologia e urologia.

Para realizar consultas e exames no AME é necessário encaminhamento médico, depois de passar por consulta em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do município do paciente. Após a consulta é realizado pelo município, o agendamento via Siresp - Sistema de Regulação Ambulatorial do Estado de São Paulo.

Foto: Fernando Gonzaga

26 especialidades médicas

No total, o AME Ribeirão Preto atenderá 26 especialidades médicas. De dois em dois meses, gradativamente haverá a evolução nos atendimentos, com previsão de conclusão de implantação de todas as especialidades em 18 meses.

As instalações do AME Ribeirão Preto foram custeadas 100% com recursos do município de Ribeirão Preto, na ordem R$ 45.312.605,61. Desde primeiro de outubro, o governo estadual assumiu administração do complexo hospitalar, e a gestão é feita pela Organização Social (OSS) - Fundação Santa Casa de Misericórdia de Franca.

Foto: Guilherme Sircili

Estrutura

O prédio do AME Ribeirão Preto comporta 25 consultórios, 40 salas de apoio e exames diagnósticos, quatro centros cirúrgicos com sala de recuperação para 15 camas e 5 poltronas, e está sendo equipado com aparelhos médicos para a realização de mais de 30 tipos de exames, dos mais simples aos mais complexos, com alta tecnologia e rapidez.

O AME Ribeirão Preto foi construído em um terreno com mais de 17 mil metros quadrados, localizado rua Visconde de Inhomirim,1050, na Vila Virgínia. 

O projeto arquitetônico traz os moldes dos AMEs do Estado de São Paulo em dimensões ampliadas para atender as necessidades de Ribeirão Preto e região.

Com mais de 7,9 mil metros quadrados de área construída, a estrutura do prédio conta com instalações hospitalares de primeiro mundo, equipamentos médicos de última geração e atenderá, aproximadamente, 1,5 milhão de pessoas de Ribeirão Preto e região.

Tem capacidade em realizar mais de sete mil consultas médicas e não médicas por mês, em torno de 89 mil por ano, cerca de 37 mil procedimentos diagnósticos (exames) por mês e 6,8 mil cirurgias em nove especialidades por ano.