Para realizar consultas e exames no AME é necessário que o encaminhamento médico da UBS do município do paciente

Foto: Guilherme Sircili

Até o dia 29 de janeiro de 2024, o AME Ribeirão Preto - Ambulatório Médico de Especialidades realizou 1.671 consultas e 751 exames na unidade. Desde a inauguração, em 27 de novembro de 2023, foram 5.117 atendimentos, sendo 4.048 consultas e 1.069 exames nas especialidades de Cardiologia, Dermatologia, Otorrinolaringologia, Urologia e Oftalmologia. 

Para realizar consultas e exames no AME é necessário encaminhamento médico, depois de passar por consulta em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do município do paciente. Após a consulta é realizado pelo município, o agendamento via Siresp - Sistema de Regulação Ambulatorial do Estado de São Paulo.

Custeadas 100% com recursos do município de Ribeirão Preto, na ordem R$ 45.312.605,61, desde o dia 1º de outubro o governo estadual assumiu a administração do complexo hospitalar, e a gestão é feita pela Organização Social (OSS) - Fundação Santa Casa de Misericórdia de Franca.

26 especialidades médicas

No total, o AME Ribeirão Preto atenderá 26 especialidades médicas. De dois em dois meses, gradativamente haverá a evolução nos atendimentos, com previsão de conclusão de implantação de todas as especialidades em 18 meses.

Estrutura

O prédio do AME Ribeirão Preto comporta 25 consultórios, 40 salas de apoio e exames diagnósticos, quatro centros cirúrgicos com sala de recuperação para 15 camas e 5 poltronas, e está sendo equipado com aparelhos médicos para a realização de mais de 30 tipos de exames, dos mais simples aos mais complexos, com alta tecnologia e rapidez.

O AME Ribeirão Preto foi construído em um terreno com mais de 17 mil metros quadrados, localizado entre a avenida Monteiro Lobato e a rua Visconde de Inhomirim, na Vila Virgínia. 

O projeto arquitetônico traz os moldes dos AMEs do Estado de São Paulo em dimensões ampliadas para atender as necessidades de Ribeirão Preto e região.

Com mais de 7,9 mil metros quadrados de área construída, a estrutura do prédio conta com instalações hospitalares de primeiro mundo, equipamentos médicos de última geração e atenderá, aproximadamente, 1,5 milhão de pessoas de Ribeirão Preto e região.

Tem capacidade em realizar mais de sete mil consultas médicas e não médicas por mês, em torno de 89 mil por ano, cerca de 37 mil procedimentos diagnósticos (exames) por mês e 6,8 mil cirurgias em nove especialidades por ano.

Centros cirúrgicos

Quatro centros cirúrgicos atenderão as especialidades de cirurgia geral, dermatologia, cirurgia vascular, ortopedia, oftalmologia, mastologia e urologia.

Salas de exames

A estrutura do AME tem ainda 22 salas para exames, sendo quatro salas para ultrassom, duas para endoscopia/broncoscopia, colonoscopia, uretrocistoscopia, urodinâmica, fobronasolaringoscopia, eletrocardiograma, ecocardiograma, mapa e holter, teste ergonômico, duas salas para exames oftalmológicos, eletroneuromiografia, eletroencefalografia, exames de otorrinolaringologia, sala baritada para tomografia computadorizada, com sala de apoio e comando, cintilografia e espirometria.  

Salas de apoio

22 salas de apoio para recuperação, observação, curativos, pequenos procedimentos, guarda de material estéril, sala de gesso, esterilização, medicação, medicamentos, de coleta, três salas técnicas, um arsenal, central de materiais e cinco salas de espera.

Especialidades médicas

As especialidades médicas oferecidas no AME serão: alergia/imunologia, anestesiologia, cardiologia adulto, cardiologia infantil, cirurgia de cabeça e pescoço, cirurgia geral, cirurgia pediátrica, cirurgia plástica, cirurgia vascular, dermatologia, endocrinologia adulto, endócrino GO, gastroenterologia, ginecologia, infectologia, nefrologia, neurologia, neurologia infantil, obstetrícia – médio risco,  oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, pneumologia, Proctologia, reumatologia e urologia. 

Especialidades não médicas

O AME também oferecerá especialidades não médicas, como enfermagem, odontologia, serviço social, psicologia, nutrição, fonoaudiologia, fisioterapia e terapia ocupacional.