Apa Realiza Xix Congresso De Produção E Comercialização De Ovos Em Ribeirão Preto

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 2 minutos de leitura
Apa Realiza Xix Congresso De Produção E Comercialização De Ovos Em Ribeirão Preto

Após dois anos sem o evento, a APA, Associação Paulista de Avicultura, realizou nesta terça-feira, 22, a abertura do XIX Congresso de Produção e Comercialização de Ovos, em Ribeirão Preto.

O destaque do Congresso é o debate sobre o mercado da avicultura no cenário de pandemia do Covid-19, que atualmente está com flexibilizações em algumas regiões do Brasil e do mundo.

Durante a abertura, o presidente da APA, Érico Pozzer, falou sobre a relevância do Congresso, que busca discutir os desafios que a avicultura brasileira enfrenta e apresentar novas pesquisas e tecnologias do setor, e sobre a expectativa da alta de exportação dos ovos.

“Nesse tempo, nós conseguimos manter a nossa sanitária, na qual nós não temos nenhuma proibição e prejuízos para as exportações. Se fizermos o que recomendam as associações, a Secretaria da Agricultura e o Ministério da Agricultura, conseguiremos manter. As outras questões, como aumento de preços, conseguimos resolver no dia a dia”, explicou o presidente.

O prefeito Duarte Nogueira também esteve presente no evento e falou sobre a importância da avicultura para a economia e alimentação da sociedade.

“É um prazer receber em Ribeirão Preto esse congresso importantíssimo para a agricultura e para o agronegócio nacional, que leva alimento de qualidade não só para todos os brasileiros, mas para o mundo todo, com a produção brasileira ocupando espaço em centenas de países”, disse o prefeito.

O Congresso ainda contou com a participação do presidente da Abpa, Associação Brasileira de Proteína Animal, Ricardo Santin, do secretário de Agricultura e Abastecimento, Itamar Borges, do secretário-executivo de Agricultura e Abastecimento, Francisco Matturro e do presidente do evento, Paulo Pellicci.

O mercado de ovos

Como apresentado no Congresso, a expectativa para 2022 é de alta produção de ovos, tanto para o mercado externo quanto interno.

Os produtos agrícolas brasileiros, especialmente do setor da avicultura, são dos mais consumidos e valorizados no exterior, principalmente pela qualidade do alimento e por ser um dos países líderes em tecnologia de produção na área.

Além da alta procura pelos ovos para compor o prato dos brasileiros, houve um grande aumento na exportação dessa proteína nesse ano. Comparando o primeiro bimestre de 2022 com o mesmo período em 2021, é visto um aumento de 38,9% na exportação.

O debate sobre o mercado de avicultura no XIX Congresso de Produção e Comercialização de Ovos continuará até quinta-feira, 24, no Centro de Eventos de Ribeirão Preto.