Mais de 400 pessoas passaram pelo Centro POP desde a noite de sexta-feira, quando o local já permaneceu aberto com horário estendido até às 19; Fale Assistência Social recebeu 41 denúncias
Fotos: Divulgação
A Secretaria de Assistência Social divulgou nesta terça-feira, 20 de junho, um balanço de atendimentos do Protocolo de Baixas Temperaturas, acionado desde a última sexta-feira, dia 16. Toda vez que os termômetros atingem 13ºC, as medidas especiais são acionadas para atendimento às pessoas em situação de rua.
O Centro POP esteve aberto em caráter emergencial durante o final de semana e feriado, com horário especial estendido até às 19h desde sexta à noite.
No local foram servidos 296 cafés da manhã, 422 almoços, 296 cafés da tarde e 170 caldos quentes.
Também foram encaminhados do Centro POP para pernoite em Casas de Passagem 93 pessoas, distribuídos 28 cobertores e 87 luvas.
O FAS – Fale Assistência Social recebeu, desde sexta-feira à noite, 41 denúncias. Entre elas e a busca ativa, foram levados para o Centro POP e/ou para pernoite em Casas de Passagem 23 pessoas. Para aqueles que recusaram acolhimento também foram distribuídos cobertores, num total de 27 peças durante os quatro dias.
A SEMAS, desde o anúncio da frente fria, preparou uma série de medidas emergenciais para atender o maior número de pessoas em situação de rua.
Entre elas, conscientização prévia das pessoas em situação de rua sobre os riscos do frio pelas equipes de abordagem do SEAS, abertura do Centro POP e funcionamento em horário especial, oferecimento de refeição no começo da noite (caldo quente), equipes de abordagem 24 horas atendendo denúncias e realizando busca ativa, tudo para atender o maior número de pessoas em situação de rua durante os quatro dias.
A secretária de Assistência Social, Glaucia Berenice, fala do empenho para realização do protocolo e comenta os números. “Foi gratificante. Programamos com antecedência para que pudéssemos atender as pessoas em situação de rua de forma humanizada e com agilidade para protegê-las do frio intenso. Nosso protocolo de baixas temperaturas cumpriu sua missão. Nosso desafio agora é continuar conscientizando as pessoas em situação de rua para que façam a adesão aos nossos serviços e a transformação através de um projeto de vida”, conclui.