Mutirão foi realizado na sede da Receita, com a demanda vinda dos equipamentos da SEMAS; no total foram entregues 38 novos documentos
Foto: Divulgação
Uma ação solidária conjunta entre a Secretaria de Assistência Social e Receita Federal permitiu a emissão de 38 novos CPFs. Os interessados levaram seus documentos previamente na Central de Benefícios Sociais – CABS de forma gratuita.
O CPF é o Cadastro de Pessoa Física. Ele é um documento feito pela Receita Federal e serve para identificar os contribuintes. O CPF é uma numeração com 11 dígitos, que só mudam por decisão judicial.
Quando você faz o seu CPF, recebe os números que serão os seus durante toda a vida. E são diferentes para cada pessoa.
A inscrição ao documento pode ser feita pelo site da Receita Federal, ou nas agências do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal ou Correios. A ação entre SEMAS e Receita Federal, permitiu economia no deslocamento até um desses locais. Nessas instituições, também é preciso pagar uma taxa para a emissão, que é de no máximo R$ 7. Já no site da Receita, o serviço é gratuito. Porém, só pode ser feito por pessoas menores de 25 anos, com Título de Eleitor em situação regular.
Para que serve o documento?
A principal função é servir de identificação dos contribuintes no Imposto de Renda. Tanto que os filhos, a partir dos 12 anos, precisam ter o próprio CPF para ser incluído na declaração de imposto dos pais.
O documento é necessário também para quem deseja prestar um concurso público, realizar matrícula em uma universidade, abrir conta em banco, fazer compras ou pedir um cartão de crédito também.