O Fale Assistência Social também estará disponível 24h para receber denúncias durante os dias de folia
Foto: Divulgação
A Secretaria de Assistência Social, por meio da Seção de Serviços e Programas de Atendimento Especial à Mulher, lança nesta sexta-feira, 08 de fevereiro, a campanha “Não é Não em qualquer ocasião”, com objetivo de combater o assédio durante os dias de carnaval. A campanha visa alertar, conscientizar e promover uma cultura de respeito e consentimento entre os foliões.
Por meio de materiais informativos, ações de conscientização e parcerias com entidades locais, a Secretaria de Assistência Social busca criar um ambiente seguro e acolhedor para todos os participantes do Carnaval em Ribeirão Preto.
A campanha terá o apoio do FAZ (Fale Assistência Social), que estará disponível 24 horas para denúncias através dos números 161 e 0800 7730161, além do Disque Denúncia Nacional, pelo número 180.
Com o apoio do FAS, a Secretaria de Assistência Social busca oferecer suporte e assistência às vítimas de assédio, reforçando o compromisso do município em combater essa prática.
Em 2023, foram registrados 4.134 atendimentos na Seção de Serviços e Programas de Atendimento Especializado à Mulher. Desde início de 2024 até agora, foram registradas 377 denúncias, 44 casos novos, 181 medidas protetivas expedidas para análise.
“A campanha Não é Não é uma responsabilidade de toda a sociedade. Diante dos números de atendimentos de nosso time da SEMAS, toda e qualquer ação de conscientização e combate ao assédio e a violência sexual contra mulheres e meninas é extremamente relevante. A iniciativa no Carnaval é tentar minimizar este quadro tão alarmante em nossa cidade e proteger as mulheres”, comenta Helane Serpa, secretária adjunta da Assistência Social.