Evento aconteceu em Porto Ferreira, onde foram discutidos os desafios do SUAS em tempos de pós-pandemia
Ribeirão Preto participou, na última semana de julho, na cidade de Porto Ferreira, da 4ª Assembleia Geral Ordinária da Frente Paulista – COEGEMAS/SP, onde foram discutidos temas importantes, como os desafios da Política de Assistência Social após a pandemia. O objetivo da reunião foi proporcionar o fortalecimento e integração dos gestores municipais do estado de São Paulo com as ações desenvolvidas no SUAS (Sistema Único de Assistência Social), programas e serviços, cofinanciamentos Estadual e Federal.
A Secretaria de Assistência Social de Ribeirão Preto esteve presente com os coordenadores de CRAS, diretores e gestores do Sistema de Proteção Básica, que participaram das discussões sobre os desafios do Trabalho Social com famílias pós-pandemia.
O evento foi realizado no SEST-SENAT da cidade de Porto Ferreira pelo Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social – CONGEMAS e contou com uma palestra da diretora de Proteção Básica da SEDS (Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social) Tatiane Magalhães, que abordou assuntos relacionados ao SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) e ao PAIF (Programa de Atenção Integral à Família), que têm como objetivo apoiar as famílias prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso a direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de famílias em vulnerabilidade social.
Crisângela Carloto Araújo, diretora do Departamento de Proteção Básica de Ribeirão Preto, falou sobre o evento. “Foi uma grande oportunidade para levarmos os coordenadores dos CRAS, todos os técnicos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculo para uma discussão do Estado, onde a palestrante veio a orientar como ficará o serviço após a Jornada Ampliada Educação, e a discussão técnica para que prestemos o melhor atendimento aos nossos usuários”.
A secretária Municipal da Assistência Social, Renata Corrêa, avalia a participação da equipe. “Encontros como esta última assembleia do COEGEMAS são fundamentais para o fortalecimento dos gestores municipais da Assistência Social do Estado de São Paulo. É importante ouvir e compartilhar os temas que cada cidade tem desenvolvido e poder ouvir a Tatiane Magalhães falar sobre o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculo e as ofertas do PAIF num período tão desafiador como este pós pandemia foi de suma importância”, conclui.