Dr. Murillo José Digiácomo é procurador do Ministério Público do Paraná e um dos maiores especialistas em Direitos da Criança e do Adolescente do País
Foto: Divulgação
A Semas (Secretaria de Assistência Social de Ribeirão Preto) realizou na última terça-feira, 13 de março, uma capacitação destinada aos conselheiros tutelares. A capacitação ocorrida na Câmara Municipal de Ribeirão Preto se tornou evento histórico para a proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes no município. O palestrante, Dr. Murillo José Digiácomo, procurador do Ministério Público do Estado do Paraná, é reconhecido no país por sua expertise e contribuição significativa à legislação e práticas de proteção à infância e juventude.
O encontro visou não apenas atualizar os conhecimentos dos conselheiros tutelares sobre as mais recentes abordagens e práticas na defesa dos direitos da criança e do adolescente, mas também reforçar o compromisso da cidade com a implementação de políticas públicas eficazes que assegurem um desenvolvimento seguro e saudável para as futuras gerações.
Durante a capacitação, o Dr. Digiácomo compartilhou sua vasta experiência e conhecimento sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), destacou a importância do papel do conselheiro tutelar na aplicação prática da lei. Através de uma série de palestras interativas e estudos de caso, os participantes foram instigados a refletir sobre os desafios enfrentados no dia a dia e discutir soluções práticas para os problemas mais comuns na área da tutela infantil. Os conselheiros tutelares que participaram do evento expressaram grande satisfação com a qualidade da capacitação recebida.
A Secretaria de Assistência Social de Ribeirão Preto reafirma seu compromisso com a contínua capacitação de seus profissionais, entendendo que o investimento no desenvolvimento de competências dos conselheiros tutelares é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e segura para crianças e adolescentes. Este evento é apenas um dos muitos passos que a administração municipal tem dado em direção a esse objetivo.
“A realização desta capacitação com a presença de um nome tão influente quanto o Dr. Murillo José Digiácomo demonstra o forte compromisso de Ribeirão Preto com a proteção dos direitos das crianças e adolescentes, estabelecendo um marco na história da assistência social do município, quando assumi como conselheira tutelar, no primeiro Conselho em 1993 não tínhamos nem telefone, mesa, cadeiras, hoje além do espaço, da estrutura, estamos investindo na capacitação e no diálogo com os Conselheiros Tutelares porque entendemos que trabalhar em conjunto é fundamental para o desenvolvimento saudável e protegido das nossas crianças e adolescentes”, contou a Secretária de Assistência Social, Glaucia Berenice.
Dr. Murillo José Digiácomo é procurador de Justiça no Estado do Paraná, atua no Grupo de Procuradores Criminais do Ministério Público do Estado do Paraná. Atuou como Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias da Criança e do Adolescente do Ministério Público do Estado do Paraná, Professor na Fundação Escola do Ministério Público do Estado do Paraná (FEMPAR) e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR), dentre outras instituições. Graduado em Direito pela universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Mestre em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL). Autor de diversas obras e artigos jurídicos publicados, notadamente sobre temas diversos em matéria de criança e adolescente.