Evento ”Rua não é lugar de criança” aconteceu dia 12 de outubro, na Praça Terezinha de Souza Moresca, no bairro Ipiranga

Fotos: Prefeitura/CCS

Para festejar o Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro, a Secretaria de Assistência Social de Ribeirão Preto – SEMAS, por intermédio do Departamento de Proteção Social Especial – DPSE, promoveu uma ação de conscientização sobre os riscos do trabalho infantil, com atividades que estimularam a reflexão sobre o assunto para cerca de 120 pessoas.

O evento contou com oficinas de pipa, argila, arte terapia, gincanas, contação de histórias, espetáculo de circo, malabares e muito entretenimento para as crianças e famílias residentes nas imediações da praça Terezinha de Souza Moresca e das comunidades em torno da Av. Rio Pardo, no Ipiranga.

“Rua não é lugar de criança” é uma campanha criada pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI e tem como objetivo sensibilizar as crianças, adolescentes e suas famílias quanto ao risco do trabalho infantil e a importância de um desenvolvimento saudável em ambientes protegidos, bem como facilitar a interação familiar através de atividades conjuntas.

O trabalho infantil refere-se às atividades econômicas e/ou atividades de sobrevivência, com ou sem finalidade de lucro, remuneradas ou não, realizadas por crianças ou adolescentes em idade inferior a 16 anos, ressalvada a condição de aprendiz a partir dos 14 anos, independentemente da sua condição ocupacional.

Para Michele Claudino da Silva, participante do evento, “fazer esse tipo de ação aqui na comunidade é muito importante porque as crianças brincam. Além de ser muito legal e divertido, as famílias também aprendem.”

 “A ação foi a concretização de um esforço conjunto da Secretaria Municipal de Assistência Social no sentido de sensibilizar crianças e adolescentes residentes nas imediações da praça e na comunidade quanto aos riscos do trabalho infantil e a importância de um desenvolvimento saudável em ambientes protegidos”, explica Aparecida Conceição Alves Belchior, coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI de Ribeirão Preto.

A secretária da Assistência Social, Renata Corrêa, esteve no evento e falou sobre a ação. “Trazer conscientização sobre as consequências do trabalho infantil é uma forma de proteger e garantir os direitos da criança. Neste dia 12 reunimos diversão e conscientização numa manhã muito especial para as crianças e suas famílias”.