Objetivo é construir estratégias conjuntas e aprimorar os serviços direcionados à pessoa idosa no município
Fotos: Prefeitura/CCS
A Secretaria de Assistência Social de Ribeirão Preto (Semas) realizou, no dia 17 de outubro, a primeira reunião da Rede Protetiva da Pessoa Idosa do município, visando construir estratégias conjuntas e aprimorar os serviços direcionados à pessoa idosa. Participaram da reunião, além da Semas, representantes das secretarias da Saúde, da Justiça, Ministério Público, Judiciário, OAB, Conselho Municipal do Idoso, Instituições do Terceiro Setor e Sociedade Civil.
O encontro promoveu a articulação entre os serviços existentes e a implantação de uma rede orgânica, onde cada representante desenvolverá um papel para o fortalecimento, ampliação e qualificação dos serviços ofertados para a pessoa idosa no município.
A SEMAS executa o atendimento da pessoa idosa na Proteção Social Básica por meio do Programa de Atenção Integral à Família – PAIF, realizado pelos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS, além do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Pessoas com 60 anos ou mais – SCFV. Na Proteção Social Especial, os Centros de Referência de Assistência Social – CREAS realizam a Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos – PAEFI e acompanhamento sistemático através do Centro Dia da Pessoa Idosa.
A próxima reunião da Rede Protetiva está com data agendada para ser realizada em 7 de novembro e acontecerá no prédio do Ministério Público em Ribeirão Preto.
“Um dos papéis mais importantes da Assistência Social é a proteção do indivíduo. A exemplo da Rede Protetiva da Mulher, a Rede Protetiva da Pessoa Idosa une de maneira funcional todos os atores vinculados a essa pauta. Além de articular e potencializar os serviços, temos como objetivo central ampliação da Proteção Social Básica à pessoa idosa”, explicou Renata Corrêa, secretária Municipal de Assistência Social de Ribeirão Preto.