Foram convidadas Organizações da Sociedade Civil que atendem a população em situação de rua
Fotos: Divulgação
A Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) reuniu na última semana, os equipamentos de atendimento à população em situação de rua que integram a Política de Assistência Social no município. O encontro, realizado na sede da SEMAS, teve como objetivo fortalecer o trabalho em rede e discutir estratégias para ampliar o atendimento e promover a emancipação e autonomia das pessoas em situação de rua.
A reunião foi conduzida pela Secretária de Assistência Social, Helane Serpa, que destacou a importância da colaboração entre os diferentes equipamentos para garantir um atendimento mais efetivo e humanizado à população em situação de rua. "Essa rede em constante crescimento, é fruto do trabalho dedicado da SEMAS e de todos os profissionais que se dedicam a essa causa", afirmou a Secretária.
Durante a reunião, os participantes também analisaram os avanços alcançados nos últimos anos na política de atendimento à população em situação de rua. "Sabemos que se trata de uma política pública em constante desenvolvimento e aprimoramento, mas também identificamos o tanto que evoluímos para chegarmos aqui", ressaltou a Secretária.
Um dos principais temas abordados na reunião foi a busca por novas perspectivas e estratégias para ampliar o trabalho com o público em situação de rua. Os participantes discutiram medidas para fortalecer a oferta de serviços, como a ampliação de vagas em abrigos e centros de acolhimento, a oferta de capacitação profissional e a promoção da inclusão social.
A Secretária de Assistência Social também ressaltou a importância da participação da sociedade civil na construção de políticas públicas mais eficazes para a população em situação de rua. A Chefe da Alta Complexidade, Larissa Melo, referiu “o atendimento à população em situação de rua segue em uma crescente desde 2019, com ampliação de vagas de acolhimento e de equipamentos, mudanças de endereços para regiões centrais, e principalmente, aprimoramento de equipes e estratégias. Sabemos a necessidade de continuação deste processo, mas também é extremamente gratificante identificar a transformação e ampliação de um atendimento tão importante da Política de Assistência Social para esse perfil populacional”.