Atendimento à mulher vítima de violência de Ribeirão Preto se torna referência em Orlândia

Atendimento à mulher vítima de violência de Ribeirão Preto se torna referência em Orlândia

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 2 minutos de leitura
Atendimento à mulher vítima de violência de Ribeirão Preto se torna referência em Orlândia

Equipe da Seção de Serviços e Programas de Atendimento Especial à Mulher, da Secretaria de Assistência Social, foi convidada para falar sobre o trabalho realizado

Foto: Divulgação

A Seção de Serviços e Programas de Atendimento Especial à Mulher, da Secretaria de Assistência Social, foi convidada para participar da “I Semana, Maria da Penha, presente!” promovido pelo CRAS – Centro de Referência de Assistência Social do município de Orlândia. O objetivo foi tratar sobre o atendimento realizado com mulheres vítimas de violência.

Ribeirão Preto tem se tornado referência para outros municípios do estado e também Minas Gerais, com relação aos serviços da Assistência Social. Desta vez, parte da equipe de atendimento da Seção de Atendimento Especial a Mulher foi o destaque. Rafaela Uliana, coordenadora da seção e Gabrielle Âmbar, fizeram parte da iniciativa.

O evento teve duração de três dias e contou com a participação do CRAS, CREAS, Conselhos Tutelares e Saúde Mental. Parte da equipe da Seção de Serviços e Programas de Atendimento Especial à Mulher de Ribeirão Preto, esteve presente no segundo dia, conversando com a Rede Protetiva de Orlândia. “Aqui em Orlândia, estamos no movimento inicial de pensar formas de atuar mais efetivamente diante dessas questões no município. Atualmente temos o CREAS, que é um atendimento especializado, mas precisamos sensibilizar outras frentes também.  Eu acho que foi muito importante ouvir a fala da equipe de Ribeirão para que possamos pensar nosso modelo, como é que a gente quer criar um fluxo mais efetivo”, comenta Fernanda Guarnieri, psicóloga do CRAS de Orlândia.

Rafaela Ulian, coordenadora da Seção de Serviços e Programas de Atendimento à Mulher, fala como aconteceu o convite. “Após convite realizado pelo município de Orlândia, tivemos a oportunidade de apresentar todo o trabalho desenvolvido pela seção desde sua inauguração como NAEM em 2017. Foi um momento muito importante de troca de experiências e de reconhecimento do trabalho ofertado pela seção de serviços e programas de atendimento especial à mulher através da secretaria municipal de Assistência Social às mulheres vítimas de violência do município de Ribeirão Preto”.

A Seção participa ativamente da Rede Protetiva da Mulher de Ribeirão Preto e está localizada junto à Vara da Violência Doméstica na Nova Ribeirânia, na rua João Arcadepani Filho, nº 400.