Zileide Cassiano (atletismo), Mariana Garcia (paraciclismo) e Jéssica Messali (paratriathlon), se destacaram internacionalmente e conseguiram estar entre os selecionados.
Fotos: Divulgação
O programa Bolsa Atleta Pódio do Governo Federal, através da portaria Portaria nº 47, de 22 de abril de 2024, contemplou três atletas da Secretaria de Esportes de Ribeirão Preto em sua última lista de beneficiados. Além disso, pela primeira vez, o programa incluiu dois atletas surdolímpicos e quatro guias, assistentes e similares do esporte paralímpico, em um avanço significativo para a inclusão no esporte de alto rendimento.
Entre as atletas contempladas de Ribeirão Preto estão Mariana Garcia, do paraciclismo, Zileide Cassiano, do atletismo, e Jéssica Messali, do paratriathlon. As atletas se destacaram em suas modalidades e agora, além do apoio da Secretaria de Esportes, contarão com o apoio financeiro do programa para se dedicarem ainda mais aos treinos e competições de alto nível.
O secretário de Esportes de Ribeirão Preto, Erík Ávila, comentou sobre a conquista das atletas, "Boas sementes plantadas dão ótimos frutos ao esporte. Estamos muito orgulhosos das conquistas dessas atletas e do avanço do programa Bolsa Atleta Pódio em promover a inclusão no esporte de alto rendimento. Que essas conquistas inspirem ainda mais atletas a se dedicarem e alcançarem seus objetivos."
O programa Bolsa Atleta Pódio visa apoiar atletas brasileiros com potencial de conquistar medalhas em competições internacionais, fornecendo um suporte financeiro mensal para que possam se dedicar integralmente aos treinamentos e competições. A inclusão de atletas surdolímpicos e guias do esporte paralímpico demonstra o compromisso do programa em promover a equidade e a inclusão no esporte nacional.
Com essa nova lista, o programa contempla um total de 202 atletas paralímpicos, 104 olímpicos, 2 atletas surdolímpicos e 4 guias, assistentes e similares do esporte paralímpico, totalizando 312 beneficiados.