Atletas paralímpicos de Ribeirão Preto se destacam e somam medalhas no PARESP 2025

Com 39 atletas, a cidade obteve resultados expressivos nas provas de atletismo e natação

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 1 minuto de leitura
Atletas paralímpicos de Ribeirão Preto se destacam e somam medalhas no PARESP 2025

A delegação de Ribeirão Preto teve desempenho de destaque na fase estadual do Programa de Esportes para Pessoas com Deficiência (PARESP) 2025, realizada nesta semana. Com 39 atletas, a cidade obteve resultados expressivos nas provas de atletismo e natação, reforçando o trabalho de incentivo ao paradesporto promovido pela Secretaria Municipal de Esportes.

Na classificação geral do atletismo, a equipe feminina de Ribeirão Preto fechou em 14º lugar entre 39 municípios, enquanto a equipe masculina terminou em 24º entre 57 cidades. Entre os principais nomes da delegação, Giovana Gabriele de Lima Barbosa conquistou ouro nos 100 m Petra, 200 m Petra e no lançamento de club (categoria T72). Matheus Benine foi outro destaque, com três ouros nos lançamentos de dardo, disco e no arremesso de peso (F46). Welton Henrique Nunes levou o título no salto em distância e ficou com a prata nos 100 m (T44).

No feminino, Jessica Manoela Rodrigues venceu os 100 m (T36), com Karen Santos Carneiro em segundo lugar na mesma prova (T37). Rebeka Pereira de Barros garantiu dois bronzes, nos 100 m feminino e no salto em distância (T20). Nos arremessos, Mauriceia Batista Pires faturou duas pratas (arremesso de peso e lançamento de dardo – F57) e Jason Palácio da Silva ficou em terceiro lugar no lançamento de club masculino (F31).

Nas piscinas, Edílson Eduardo Almeida representou bem Ribeirão Preto, alcançando o quarto lugar nos 400 m livre (S7) e o sexto posto nos 100 m costas (S7).

A participação ampla e os resultados obtidos foram creditados ao investimento da Prefeitura de Ribeirão Preto no fortalecimento do paradesporto, com políticas de inclusão e preparação técnica para atletas com deficiência.