Nesta quinta (17), evento recebe escritores e pensadores de vários cantos do mundo, como Moçambique, Colômbia, Argentina e Guiné-Bissau
Fotos: Divulgação
A programação da 22ª FIL (Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto) segue com diversas atividades gratuitas para o público. Promovida pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, a feira chega nesta quinta-feira, 17 de agosto, ao seu sexto dia, com destaque para as atrações internacionais desta edição, com a presença de representantes de países como Moçambique, Colômbia, Argentina e Guiné-Bissau.
O dia começa voltado ao público infantil. Logo pela manhã, às 8h30 (e depois novamente às 13h30), tem o teatro infantil “Tic Tac era uma vez”, com a Cia. Vovó Cachola, no estande Ambient de Leitura (Esplanada do Theatro Pedro II). Ainda pela manhã, às 9h, acontece mais uma Sessão Vestibular, no espaço A Fábrica (Instituto SEB), na rua Mariana Junqueira, 33. Dessa vez, a atividade recebe a cantora e compositora ribeirão-pretana Fernanda Marx. Ela leva ao evento o samba do mestre Cartola, interpretando canções que estarão no vestibular da Unicamp. A mediação será do professor Marcelo Müller.
O estande da Prefeitura de Ribeirão Preto, localizado na Praça XV de Novembro, recebe a palestra “Abandono de animais e adoção responsável”, às 10h, com a chefe da Divisão de Bem-Estar Animal, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Viviane Alexandre, abordando questões sobre o cuidado com animais domésticos.
Mia Couto na FIL
Também às 10h, e voltando às 14h30, no auditório da Biblioteca Sinhá Junqueira, o escritor moçambicano Mia Couto retorna à FIL para receber o público para uma Sessão de Autógrafos. Haverá a distribuição de senhas uma hora antes da atividade, com capacidade máxima de até 70 pessoas por sessão, e só serão assinados livros do escritor.
Durante a pausa do almoço, a FIL volta com a atividade Encontrão Poético com Betto Souza. A atividade funciona como um mini sarau, com os participantes tendo espaço para a livre manifestação poética: um poeta convidado é o anfitrião que recita suas próprias poesias e estimula a manifestação do público. A atividade acontece na Tenda Sesc, às 12h30.
Atividades da tarde
Abrindo a programação da tarde, no Centro Cultural Palace (auditório Pedro Paulo da Silva), às 13h30, é a vez da apresentação musical com o Coral Tom Sobre Tom. A atividade tem a regência da pianista e maestrina Suzana Samorano, com um repertório organizado especialmente para essa edição da FIL.
No Sesc (Espaço de Tecnologias e Artes), às 14h, acontece a oficina “Criação de personagens para HQ”, com o quadrinista Gustavo Borges. A atividade destaca a importância dos personagens para uma história em quadrinhos, suas construções e como criar figuras gráficas que transbordem vida. O quadrinista possui diversos quadrinhos publicados e trabalhou com a Mauricio de Souza Produções na história “Cebolinha: Recuperação”, além de ser nominado para o Prêmio Eisner (principal premiação do meio), em 2019, com “Petals”.
O estande da Usina do Saber (que fica na Praça XV de Novembro), às 15 horas, realiza uma atividade orientada pelo percussionista brasileiro Luís Kinugawa e pela cantora e bailarina guineense Fanta Konate, que ensinarão técnicas e significados de danças africanas.
Salve, salve Loyola
A Feira do Livro já recebeu diversos escritores e artistas. Mas, entre os milhares de autores, apenas um esteve em todas as edições: Ignácio de Loyola Brandão, fã assumido do evento. E estará também nesta edição, na Sessão Premiados: Prêmio Juca Pato, às 16h, no Auditório Meira Junior, nas dependências do Theatro Pedro II. O jornalista e escritor atualmente é colunista quinzenal do jornal “O Estado de São Paulo”, publicou 46 livros e pertence às academias Paulista (Cadeira 47) e Brasileira de Letras (Cadeira 11). Loyola ainda possui seis Jabutis na carreira e o maior prêmio da literatura brasileira, o Machado de Assis.
À noite, o escritor retorna à FIL para um bate-papo com o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira. Neste encontro, às 19h, no auditório da Biblioteca Sinhá Junqueira, o político conversa com Loyola sobre temas diversos no âmbito mundial, nacional e regional.
No fim da tarde, às 17h, acontece o Salão de Ideias com Aline Bei. Integrante da nova geração de escritoras brasileiras, Aline conversa com o público sobre seus dois livros: “O peso do pássaro morto”, vencedor do prêmio São Paulo de Literatura e do prêmio Toca, e “Pequena Coreografia do Adeus”. O auditório da Biblioteca Sinhá Junqueira é onde será realizado o bate-papo. Mediação de Juliana Judice.
Literatura Latino-Americana
A conversa sobre “Povos originários e afrodescendentes na literatura latino-americana” na sala principal do Theatro Pedro II, às 19h30. O debate sobre a presença indígena e africana na literatura da América Latina conta com a escritora colombiana, fundadora e diretora da Corporación Educativa y Cultural Motete e da Livraria Cocorobé, Velia Vidal, e da escritora, poeta, compositora, palestrante de assuntos indígenas e ambientais, com cinco livros publicados, Márcia Kambeba.
A mediação é feita pela jornalista colombiana Ana Maria Correa Rodriguez, co-fundadora da startup TAQE, que vive em Ribeirão Preto. A escritora Djamila Ribeiro também participa da ação. Ela é considerada pela BBC como uma das 100 mulheres mais influentes do mundo e autora dos livros “Lugar de Fala”, “Quem tem medo do Feminismo Negro?”, “Cartas para minha avó” e “Pequeno manual antirracista”, vencedor do Prêmio Jabuti.
A programação noturna da FIL desta quinta-feira traz também música e teatro. O Teatro Municipal, às 20h, também entra na rota cultural da FIL com o espetáculo “Garotas Mortas”, do Coletivo Palabreria. Inspirada na obra da escritora argentina Selva Almada, a montagem trata da investigação particular da autora sobre um triplo feminicídio ocorrido na Argentina na década de 1980 e ainda sem solução.
Para encerrar, o Ambient de Leitura recebe o show “Aquário em Concerto”, com Verônica Ferriani, às 20 horas. A cantora e compositora apresenta o repertório de seu álbum mais recente, mesclado a canções de Chico Buarque, Gilberto Gil e Criolo.
Agenda do Combinando Palavras
Estudantes também terão encontro garantido com autor lido e analisado. Quem participa do projeto nesta quinta (17/8), Aline Bei, a partir das 8h30, no Theatro Pedro II (Sala Principal) para alunos da Rede Estadual de Ensino; Sara Bentes atendendo a Adevirp, no Teatro Municipal de Ribeirão Preto, às 10h e Emílio Braz no Teatro SESI, em Franca, às 15h.