Apesar das incertezas geradas pela pandemia, nesses últimos 12 meses, a prefeitura e a Transerp se mobilizaram para garantir um serviço de qualidade no transporte coletivo. As melhorias vão desde a adoção de veículos com internet gratuita até testes em veículo elétrico com ar-condicionado.
De maio a agosto, por meio do programa Ribeirão Mobilidade, a atual administração testou, durante 90 dias, a operação de um ônibus 100% elétrico e com ar-condicionado em todas as regiões da cidade. Entre os destaques do experimento estão o conforto da climatização, estrutura silenciosa e sua contribuição com a sustentabilidade.
Já em novembro, um ônibus superarticulado iniciou o teste em Ribeirão Preto, na linha T 808 – Jardim Cristo Redentor, que recebe usuários do transporte coletivo das regiões Norte e Oeste. O ônibus, que conta com ar-condicionado e Wi-Fi gratuito, é conhecido por sua estrutura sanfonada e possui capacidade para 150 passageiros.
O superarticulado modelo O-500 MDA 3736, da fabricante Mercedes-Benz, possui piso alto para uso urbano. O principal destaque do veículo são seus quatro eixos, sendo o último na parte traseira direcional, o que possibilita a instalação de carroçarias de até 23 metros. O chassi do veículo é indicado para corredores exclusivos de ônibus. O superarticulado se destaca pela consagrada suspensão totalmente pneumática, que proporciona um elevado nível de conforto a bordo.
Com a conclusão das obras dos corredores nos próximos meses e o projeto de adequação do transporte coletivo, previsto para o final deste ano, será possível avaliar a visibilidade de uso destes modelos de veículos.
Foto: Guilherme Sircili
Tecnologia necessária
Com o objetivo de oferecer maior comodidade no transporte coletivo, prefeitura de Ribeirão Preto, Transerp e consórcio Pró-Urbano iniciaram, também neste ano, a implantação de internet gratuita em 20 ônibus da frota da cidade.
Os veículos que receberam a inovação estão devidamente identificados com adesivos na estrutura interna. Para utilizar o serviço de Wi-Fi grátis basta fazer o cadastro on-line na conexão Wifimaxx, informando dados pessoais. Em seguida, o sistema permite a criação de um usuário e senha de acesso à internet.
Nesta primeira etapa de implantação, o serviço atenderá as seguintes linhas: 207 – Hospital das Clínicas; 460 – Parque Ribeirão; 320 – Jardim Salgado Filho II; 808 – Jardim Cristo Redentor; 136 – Castelo Branco/ Adão do Carmo; 301- Avelino Palma e a 780 – Parque dos Pinus.
A expectativa é ampliar essa aposta tecnológica para todos os veículos do sistema até o primeiro trimestre de 2022.
Previne Ribeirão: mais de 11 mil usuários de ônibus atendidos
Mesmo com o avanço da vacinação contra a Covid-19 e as flexibilizações dos planos de combate à pandemia, ainda continuam as recomendações dos órgãos sanitários para evitar o contágio do coronavírus. Nesse sentido, a cidade de Ribeirão Preto recebeu, neste ano, 22 ações da campanha “Previne Ribeirão”, que passou por todos os terminais urbanos da cidade, estações, plataformas e pontos de parada de grande fluxo.
Ao todo, 11.373 usuários do transporte coletivo foram abordados nas ações preventivas e receberam kits com máscaras de proteção e frascos com álcool em gel para higienizar as mãos, além de orientações para a prevenção e folhetos de conscientização. A campanha é uma realização conjunta da prefeitura de Ribeirão Preto, Transerp, Secretaria Municipal da Saúde, Fundo Social de Solidariedade e consórcio PróUrbano.