Foram mais de 300 metros implantados para otimizar sistema da região Leste
Na sexta-feira, 29, a Saerp concluiu a implantação de mais de 300 metros de tubulações de esgoto ao longo da Avenida Costábile Romano, na região Leste.
Além da implantação de novas redes, com a obra, foi realizada a modificação do sistema de coleta do esgoto, melhorando, principalmente, o escoamento dos rejeitos na avenida.
“A forma como o sistema estava estruturado, trazia uma sobrecarga muito grande para as redes, dificultando a coleta. Por isso modificamos o sistema, implantando novas redes para atenderem com mais eficácia os imóveis na avenida e nas ruas próximas, melhorando o escoamento na região”, explica o chefe da Divisão de Esgoto, Ednilson Mendes.
Essa é a segunda etapa da obra de melhorias no esgotamento sanitário da região Leste. Inicialmente, foram implantadas redes novas na avenida Presidente Kennedy.
A próxima etapa prevê a ampliação do sistema de esgoto, para diminuir a sobrecarga na região, melhorando a coleta e o escoamento dos rejeitos, rumo às ETEs, Estações de Tratamento de Esgotos.
“Nesta região, o esgotamento sanitário funciona por gravidade, então, em alguns pontos, principalmente em que há um grande volume de esgoto, pode ocorrer uma sobrecarga no sistema. Neste caso, somente limpeza e manutenções, não bastam, é necessário ampliar o sistema a fim de melhorar o fluxo dos rejeitos”, alega o secretário da Saerp.
As ações de melhorias no sistema de esgotamento sanitário são realizadas em todas as regiões da cidade.
Somente de implantações de redes, em seis meses, foram quase 2 quilômetros de tubulações novas em todas as regiões. Outras melhorias são realizadas nas Estações Elevatórias de Esgoto, com manutenções periódicas, a fim de assegurar o bom funcionamento dos equipamentos e o escoamento efetivo do esgoto.