Balé do Cisne Negro e abertura de exposição de Hulda Bittencourt encantam público de Ribeirão Preto

Balé do Cisne Negro e abertura de exposição de Hulda Bittencourt encantam público de Ribeirão Preto

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 2 minutos de leitura
Balé do Cisne Negro e abertura de exposição de Hulda Bittencourt encantam público de Ribeirão Preto

Theatro Pedro II recebeu espetáculo de dança; mostra em homenagem à saudosa bailarina e fundadora da Cisne Negro Cia. de Dança é destaque no Centro Cultural Palace

Foto: Andres Costa 

O fim de semana foi emocionante para os amantes da dança. Na última sexta-feira, 26 de abril, o Theatro Pedro II foi palco do espetáculo de balé do Cisne Negro Cia. de Dança, um dos mais expressivos grupos de dança do país. No sábado, 27, foi especial para quem acompanhou a abertura da mostra “Ocupação Hulda Bittencourt – Uma História com a Dança”, em homenagem à saudosa bailarina Hulda Bittencourt, nascida em Santa Cruz do Rio Pardo.

Como parte das Disseminações Culturais O Bom e O Belo, Ribeirão Preto é a segunda cidade do país a receber a exposição sobre a história da fundadora da Cisne Negro Cia. de Dança. A mostra, que acontece no Centro Cultural Palace, é composta por arquivos do acervo pessoal da família da fundadora da renomada escola e companhia Cisne Negro Cia de Dança.

“Na mostra, com curadoria minha e da Dany Bittencourt, filha da homenageada e atual diretora artística da companhia, demonstramos todo o amor que Dona Hulda tinha pela dança e pelas artes em geral. Retratamos, por meio de fotos, peças cenográficas e figurinos a iconografia completa da companhia que há mais de 47 anos encantou mais de 5 milhões de pessoas através de suas apresentações. São 86 coreografias percorridas ao longo dos anos. Prestes a estrear a 87ª coreografia”, explica o curador da mostra, Marco Prado.

Para o secretário da Cultura e Turismo, Pedro Leão, é a celebração de toda a trajetória de sucesso de uma das mais importantes artistas do nosso país. Uma história linda que pode ser relembrada na Ocupação Hulda Bittencourt. “Hoje a cidade celebra um marco da dança nacional e tudo gratuito. Agradeço ao empenho e profissionalismo do curador Marco Prado, e parabenizo a fundadora do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça (IORM) e hoje cidadã emérita ribeirão-pretana, Josy Mendonça, pela mostra em Ribeirão Preto”.

A realização é do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça - IORM, o Ministério da Cultura e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas com apoio da Secretaria da Cultura e Turismo de Ribeirão Preto.

Serviço:

Exposição “Ocupação Hulda Bittencourt – Uma História com a Dança”

Data: até 1o de junho de 2024

Horário: Segunda a sexta das 9h às 20h | Sábados das 9h às 15h

Local: Centro Cultural Palacete

Endereço: Rua Álvares Cabral, 322 – Centro

Gratuito

Foto:  Divulgação