Ação faz parte do projeto de revitalização do espaço que comemora 20 anos em 2024
Fotos: Divulgação
O Banco de Alimentos da Secretaria de Assistência Social, recebeu pintura nova nesta sexta-feira, 02 de fevereiro. A ação faz parte do projeto de revitalização para a comemorar os 20 anos do espaço. Além da pintura, no local serão instalados climatizadores no salão e refrigeração interna.
Inaugurado em 2004, o programa Banco de Alimentos realiza a coleta e o recondicionamento de alimentos sólidos ou líquidos doados nos termos da Lei, e a distribuição para as entidades beneficentes cadastradas.
Além disso, visa promover pesquisas e/ou debates sobre temas relacionados com a fome e os instrumentos necessários para erradicá-la; o intercâmbio permanente de experiências com entidades nacionais e internacionais que operem programas com objeto e fins semelhantes ao Banco Municipal de Alimentos
Outro objetivo é a promoção de cursos de capacitação destinados a difundir técnicas de redução e/ou eliminação de desperdícios. Nesse quesito, o Banco desenvolveu os seguintes projetos:
TUDO DE BOM NA PANELA: Oficinas para as Organizações da Sociedade Civil cadastradas e beneficiadas com doações pelo Banco de Alimentos;
TUDO DE BOM NO PRATO: Voltado para os pais ou responsáveis das crianças e adolescentes que são usuários dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos;
TUDO DE BOM NO PRATINHO: Voltado para as crianças e adolescentes dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
Com o desenvolvimento da política nacional de segurança alimentar e nutricional o Banco de Alimentos abrange também os objetivos que ampliam sua atuação no sentido de efetivar a política de segurança alimentar e nutricional do município.
O Banco de Alimentos é um grande Parceiro do Fundo Social de Solidariedade com relação a arrecadação de alimentos em grandes eventos. É neste espaço onde são separadas e contadas as toneladas arrecadadas. Atualmente são 60 entidades cadastradas para retirarem alimentos semanalmente no Banco de Alimentos.