Com a proximidade da 70ª edição da Festa do Peão de Barretos, um dos principais hotéis da cidade, o Barretos Park Hotel, lançou neste ano uma nova área de lazer batizada de 'Praia do Peão'.
O espaço, que oferece ambiente com areia, espreguiçadeiras, lago, quiosques e brinquedos aquáticos, é exclusivo para os hóspedes durante o dia e faz parte de um projeto maior de turismo ecológico na região. A iniciativa inclui ainda a previsão de expansão do hotel com novas piscinas e a instalação de um poço de água termal para 2026.
A alta demanda pelo evento, que acontece em agosto, refletiu diretamente na ocupação do Park Hotel, que atingiu 95% de lotação com dois meses de antecedência, um crescimento significativo em relação ao habitual, quando 30% das reservas são feitas com um ano de antecedência, conforme explicou o gerente geral Adriano Santos.
Além do hotel, outras opções de hospedagem têm registrado grande procura, como o camping oficial montado dentro do Parque do Peão, que comporta até 20 mil pessoas e oferece infraestrutura completa, incluindo palco exclusivo para cerca de 30 apresentações musicais.
Os trailers e motorhomes também ganham popularidade entre os visitantes, enquanto as pousadas e hotéis da cidade, que somam cerca de 3,6 mil leitos, estão praticamente lotados.
Para quem busca alternativas mais confortáveis fora do circuito tradicional, chácaras e casas para temporada, como o Sítio Nossa Senhora Aparecida, que funciona em estilo hostel, têm registrado alta ocupação, com 90% das vagas reservadas para o segundo fim de semana do evento.
Barretos está entre os 10 destinos mais buscados no Airbnb para agosto, sendo a única cidade brasileira no ranking, impulsionada pelo evento que reúne grandes nomes da música sertaneja, como Ana Castela, Luan Santana e Jorge & Mateus. A programação inclui ainda disputas esportivas, exposições culturais e provas equestres.
A movimentação turística não se limita à cidade sede: hotéis em municípios vizinhos, como Olímpia, também registram alta ocupação, chegando a quase 90%. O Wyndham Olímpia Royal Hotels, por exemplo, aumentou seu quadro de funcionários temporários em 40% para atender à demanda.
De acordo com a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, mais de 83% do público da festa vem de fora de Barretos, com estadias médias de cinco a seis noites. São esperadas até 1 milhão de visitas durante os dez dias de evento, que gera mais de 10 mil empregos diretos e indiretos e movimenta a economia em um raio de 200 km ao redor da cidade.
Segundo Jeronimo Luiz Muzetti, presidente da associação Os Independentes, responsável pela organização da festa, os ingressos já foram adquiridos por moradores de mais de 2.300 cidades brasileiras e por pessoas de pelo menos 25 países.