Base de Apoio Regional de Ribeirão Preto tem novo comando

Base de Apoio Regional de Ribeirão Preto tem novo comando

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 2 minutos de leitura
Base de Apoio Regional de Ribeirão Preto tem novo comando

Solenidade de transmissão reuniu autoridades na manhã desta sexta-feira, dia 15

Foto: Fernando Gonzaga

Aconteceu nesta sexta-feira, 15 de dezembro, a cerimônia de transmissão do cargo de Comandante da Base de Apoio Regional de Ribeirão Preto. O coronel, Altair de Assumpção Barboza Filho passou o comando da unidade para o Tenente Coronel da Infantaria, Fabricio Pires Constantino. A solenidade contou com a presença de autoridades, vereadores e do prefeito, Duarte Nogueira.

A Base de Apoio Regional de Ribeirão Preto realiza parceria com a Prefeitura de Ribeirão Preto em iniciativas diversas, como apoio nas ações realizadas pela Defesa Civil, Campanhas do Agasalho e de Doação de Sangue, entre outras iniciativas.

Base de Apoio Regional de Ribeirão Preto

Teve sua origem com a criação da 5ª Circunscrição de Recrutamento (5ª CR), em 21 de junho de 1940, tendo iniciado seus trabalhos em 02 de outubro do mesmo ano. Pelo Decreto nº 58.210, de 18 de abril de 1966, teve a sua denominação mudada de 5ª CR para Base de Apoio Regional de Ribeirão Preto. Em 31 de março de 1970, com o término das obras de sua sede própria, situada à Rua Duque de Caxias, nº 1.225, ocupou suas atuais instalações.

No ano de 2021 a 5ª Circunscrição do Serviço Militar (5ª CSM) passa a denominar Base de Apoio Regional de Ribeirão Preto com a finalidade de racionalizar a estrutura dos órgãos de execução do Serviço Militar e Seção Mobilizadora de Guarnição.

Coronel Altair de Assumpção Barboza Filho

Ao ser nomeado para o cargo de Comandante da Base de Apoio Regional de Ribeirão Preto, o Coronel Altair estava servido no Comando da 6ª Divisão de Exército, sediada em Porto Alegre Rio Grande do Sul. Exercia o posto em Ribeirão Preto desde abril de 2021.

Incorporou às fileiras do Exército em 13 de fevereiro de 1993, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, sediada em Campinas / São Paulo. Foi declarado Aspirante a Oficial da Arma de Infantaria em 29 de novembro de 1997; foi classificado no 18º Batalhão de Infantaria Motorizado, onde desempenhou, durante três anos, as funções de Oficial Subalterno.

Tenente Coronel da Infantaria Fabricio Pires Constantino Da Silva

Ao ser selecionado e nomeado como comandante da base de apoio regional de Ribeirão Preto, o tenente coronel Constantino, estava servindo no hospital de guarnição de Porto Velho, na cidade de porto velho - RO. Foi promovido ao posto atual em 25 de dezembro de 2022.

Realizou o curso de formação de oficias, na arma de infantaria, na academia militar das agulhas negras de 1999 a 2002. Foi declarado aspirante a oficial da arma de infantaria em 23 de novembro de 2002.