Blitz da Lei Seca autuou 18 motoristas em Sertãozinho durante fiscalização do Detran-SP

Das autuações, 17 ocorreram porque os condutores se negaram a fazer o teste do bafômetro e um motorista foi flagrado dirigindo sob efeito de álcool

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 1 minuto de leitura
Blitz da Lei Seca autuou 18 motoristas em Sertãozinho durante fiscalização do Detran-SP

Uma operação da Lei Seca conduzida pelo Detran-SP multou 18 motoristas em Sertãozinho na última semana, informou o órgão. Das autuações, 17 ocorreram porque os condutores se negaram a fazer o teste do bafômetro e um motorista foi flagrado dirigindo sob efeito de álcool em duas abordagens distintas. No total, a blitz abordou 1.903 veículos na cidade, com apoio das polícias Militar, Civil e Técnico-Científica.

Conforme o Código de Trânsito Brasileiro, recusar o etilômetro ou apresentar índice de até 0,33 mg de álcool por litro de ar caracteriza infração gravíssima, sujeita a multa de R$ 2.934,70 e processo para suspensão da carteira. Em caso de reincidência dentro de 12 meses, a multa é dobrada e pode chegar a R$ 5.869,40, além da possibilidade de cassação da CNH. Quando o teste aponta 0,34 mg/l ou mais, além das sanções administrativas há também a tipificação do crime de embriaguez ao volante, com pena que pode variar de seis meses a três anos de prisão.

O Detran-SP informou ainda que, na mesma semana, fiscalizações foram realizadas em 31 municípios do estado, incluindo cidades como Franca, São José do Rio Preto, Piracicaba e a capital. Ao todo, 26.688 veículos foram abordados nas ações estaduais, com 500 autos relacionados a alcoolemia — entre eles 482 recusas ao teste, 17 autuações por dirigir sob efeito de álcool e um caso caracterizado como crime de trânsito por exceder o limite criminal.

A operação reforça o cronograma de fiscalizações do órgão para reduzir acidentes e coibir a circulação de motoristas alcoolizados na região e em todo o estado.