foi apresentado ao prefeito, Duarte Nogueira, o projeto executivo final da nova unidade do Bom Prato Centro, que será construída na rua Lafaiete, altura do número 60. O restaurante popular será referência no programa estadual, com um novo conceito estrutural, que visa o acolhimento às pessoas em situação de vulnerabilidade social.

A unidade contemplará um espaço pet com o propósito de acolher os cães de estimação dos frequentadores do restaurante, especialmente aqueles que estão em situação de rua. A iniciativa visa incluir o maior número de pessoas, inclusive as que por muitas vezes deixam de utilizar o restaurante popular, por não ter onde deixar seus cães. Trata-se de um espaço seguro, que abrigará os animais enquanto seus donos fazem suas refeições.

Um anexo para o acolhimento prioritário a pessoas em situação de vulnerabilidade social e que fazem uso do restaurante também faz parte do projeto. Serão prestados serviços de higiene, como banho, oferecimento de roupas limpas, corte de cabelo e barbearia, permitindo maior dignidade às pessoas que mais precisam. No equipamento serão prestadas informações e triagem aos diversos programas da Secretaria da Assistência Social, como exemplo o Centro Pop.

Sobre o Novo Bom Prato Centro

O equipamento contará com espaço três vezes maior à atual estrutura, passando de 400 para 1500 metros, garantindo mais fluidez e qualidade no atendimento aos usuários. No novo endereço estão previstas diversas melhorias, como: ambiente climatizado, paisagismo, área livre para ventilação e iluminação naturais, sistema de captação de energia solar (placas fotovoltaicas) e captação e reuso de águas pluviais. A unidade, inaugurada em 2005, serve diariamente 300 cafés da manhã, 300 jantares e, aproximadamente, duas mil refeições.

Estrutura do Anexo Bom Prato

Recepção e espaço para triagem, sala para atendimentos sociais emergenciais, rouparia, vestiário, banheiros femininos e masculinos com acessibilidade, barbearia e corte de cabelo e espaço administrativo.