Restaurante popular atenderá pacientes, acompanhantes e população em situação de vulnerabilidade social

Fotos: Guilherme Sircili

Nos próximos dias, Ribeirão Preto receberá a segunda unidade do restaurante popular Bom Prato. Instalado próximo ao Hospital das Clínicas, na avenida Governador Lucas Nogueira Garcez, nº 500, o equipamento foi construído de forma autossuficiente em energia solar, reuso de água, proporcionando mais conforto aos usuários e projetado para promover um impacto urbanístico positivo na vizinhança. Essa será a primeira unidade de Bom Prato totalmente construída, já que as demais unidades no Estado de São Paulo foram implantadas em imóveis alugados.  

O restaurante terá capacidade para servir 1.400 refeições e 300 cafés da manhã diariamente, atendendo uma demanda reprimida que inclui principalmente pacientes do Hospital das Clínicas, seus acompanhantes e pessoas em situação de vulnerabilidade social da região. A implantação do restaurante Popular Bom Prato ocorre por meio de um termo de colaboração envolvendo o Governo do Estado (Secretaria de Desenvolvimento Social), o município de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria de Assistência Social, e a OSC gestora do espaço, Instituto de Desenvolvimento Social e da Cidadania.  

“Estamos acompanhando os acabamentos finais deste que será o maior e mais bem estruturado Bom Prato da região, construído por meio de um projeto que garante mais dignidade e conforto para os usuários. Ribeirão Preto demonstra que está disposta a investir em grandes projetos que atendam as pessoas que mais precisam. As novas estruturas do Bom Prato são modernas e comprometidas com a sustentabilidade, além de estarem localizadas em regiões estratégicas”, destacou o prefeito, Duarte Nogueira.

Para a secretária da Assistência Social, Renata Corrêa, o projeto cumpre uma etapa importante no campo social, fomentando o respeito e proteção às pessoas em situação de vulnerabilidade. “Uma cidade jamais será desenvolvida em sua totalidade se não for acolhedora e, para isso, continuaremos esse relevante trabalho no município, cumprindo nosso dever com a população”, ressaltou.

Praça Bom Prato HC – A região contará com a praça “André Luiz Sant’ana Gregoldo”, que poderá ser utilizada por pacientes que aguardam pelas consultas e/ou transporte de retorno para seus municípios. A praça está localizada na avenida Governador Lucas Nogueira Garcez, entre as ruas Paschoalina Vitaliano de Queiroz e Hermenegildo D’Andrea, a poucos metros de onde será inaugurado o Bom Prato HC.

Bom Prato Centro – A primeira unidade do restaurante popular instalada em Ribeirão Preto também contará com mudança de endereço e adequação do espaço, garantindo mais conforto aos usuários. O novo espaço será quatro vezes maior que o espaço atual (atual 400 m2) e será totalmente sustentável, funcionando por energia fotovoltaica, captação de água de chuva, além de espaços que serão destinados a atendimentos sociais diversos, garantindo o acolhimento e dignidade à população em situação vulnerável. O projeto executivo está sendo adequado para a criação de um “espaço pet”. A unidade atual serve diariamente 300 cafés da manhã, 300 jantares (marmitas) e 1.750 almoços.