As aves foram resgatadas por equipe da Entrevias, na cidade de Pontal
Fotos: Divulgação
Os filhotes de Corujas Suindaras (Tyto Alba) foram encontrados por uma equipe de inspeção de tráfego da Entrevias Concessionária de Rodovias. Elas estavam embaixo de um viaduto, na SP-322 – Rodovia Armando Sales Oliveira, km 355, em Pontal. As três foram encaminhadas para o Bosque Zoológico Fábio Barreto, em Ribeirão Preto, e estão em recuperação.
“Nós tentamos localizar os pais desses filhotes ou o ninho, mas onde elas foram encontradas não tinha nada e, se elas ficassem ali, poderiam morrer atropeladas. Para nós é gratificante saber que conseguimos resgatar e dar um destino adequado para essas aves”, afirma Osnir Giacon, Gerente de Meio Ambiente da Entrevias.
Essa espécie de coruja é estritamente carnívora, conhecida por ser uma ave de rapina, ou seja, elas usam suas garras para pegar e levar embora suas presas. Em ambiente natural são predadores de ratos, insetos, pequenos gambás, entre outros, e não costumam se separar dos pais até os três meses de idade. A fêmea dessa espécie põe de 4 a 7 ovos que são incubados por 32 dias.
No bosque elas estão recebendo alimentação diferenciada, com diversidade na dieta. “Estamos privilegiando presas inteiras como camundongos, carne de frango ou bovina e evitamos alimentar apenas com presas para diminuir a monotonia alimentar”, afirma o veterinário do bosque, Márcio Junio Lima Siconelli.
O objetivo é reabilitar totalmente os três filhotes para que eles consigam retornar ao seu ambiente natural quando atingirem a fase adulta.