Os animais permanentes no bosque chegaram por meio do Programa “Uma Nova Chance”
Fotos: Prefeitura/CCS
O Bosque Zoológico Fábio Barreto é considerado um dos mais importantes pontos de lazer e cultura gratuitos na cidade. Somente em 2021, o local recebeu aproximadamente 95 mil visitantes. Baseado nesta visão e alinhado com as melhores práticas de gestão ambiental, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente realizou melhorias nos recintos e em sua infraestrutura.
Entre as melhorias está a recuperação de diversos tanques, implementando nova estrutura de cimento e impermeabilização. Também foram instaladas novas caixas de esgoto, com tubulações redirecionando apropriadamente a água, e refeitos os comedouros danificados, caixas de passagem e inspeção e outras obras de manutenção e reparo que resultaram em melhoria da higiene e qualidade de vida dos animais.
Além de reformas e manutenções em todo o complexo de recintos, situados no entorno da passarela, o Aquário também passou por uma repaginação e foi reaberto ao público, após um longo período com a visitação suspensa devido à pandemia.
A retomada das atividades do Bosque Zoológico foi planejada seguindo o protocolo de segurança sanitária de combate à Covid-19. Foram distribuídos totens com álcool em gel ao longo do percurso de visitação e áreas técnicas para assepsia das mãos.
Zootecnia
O Setor de Zootecnia (Nutrição) do Bosque Zoológico Fábio Barreto evoluiu para um sistema de “Nutrição de Precisão”, com a finalidade de oferecer os macros e micronutrientes necessários para melhorar a saúde e bem-estar dos animais do plantel e dos recebidos por meio do Programa “Uma Nova Chance”.
Anteriormente, o processo de nutrição era realizado mediante a análise de critérios relativos à espécie, sexo, idade, dimensões do recinto, estado clínico do animal, entre outros, e passou a ser elaborado levando em conta os nutrientes de cada alimento oferecido aos animais e realizado de modo individual para aqueles que estão em processo intensivo de cuidados médicos ou em fase de reabilitação.
Medicina Veterinária
O Bosque sempre desenvolveu um importante papel para os cuidados, tratamento e reabilitação de animais silvestres. Por meio do Programa “Uma Nova Chance”, o Bosque Zoológico recebe de munícipes, Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental, Ibama, SMA (Secretarias de Meio Ambiente) e outras instituições animais silvestres vítimas de maus tratos, atropelamentos, queimadas, apreensões, entre outras causas.
Mesmo durante a pandemia, sua atuação não parou. Com a evolução do Programa, a equipe recebeu, até o mês de novembro, 1.136 animais das mais variadas espécies, como Primatas (saguis, bugios, macacos-prego), Gambás, Cachorros-do-mato, Raposas, Lobos-guará, Onças-pardas, Jaguatiricas, Tamanduás, Jiboias, Cágados, Jabutis, Lagartos e inúmeras espécies de aves como Gaviões, Corujas, Maritacas, Periquitos, Papagaios e alguns invertebrados e anfíbios ocasionalmente.