Botafogo de Ribeirão realiza eleição presidencial nesta segunda-feira; atual presidente fica inelegível

O pleito definirá o mandatário para o biênio 2026/2027

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 1 minuto de leitura
Botafogo de Ribeirão realiza eleição presidencial nesta segunda-feira; atual presidente fica inelegível

A diretoria executiva do Botafogo Futebol Clube realiza eleição para presidente na próxima segunda-feira (17), na sala do Conselho Deliberativo do Estádio Santa Cruz. A primeira chamada está prevista para as 19h; caso não haja quórum, a votação ocorrerá em segunda convocação às 19h30.

O pleito definirá o mandatário para o biênio 2026/2027. Conforme o estatuto do clube, poderão concorrer apenas conselheiros com pelo menos quatro anos de filiação e em dia com suas obrigações. Do mesmo modo, somente conselheiros adimplentes, cerca de 200 pessoas, terão direito a voto.

O atual presidente, Eduardo Esteves, não poderá disputar a reeleição para o cargo principal. Esteves assumiu a presidência em outubro de 2022 após a renúncia de Alfredo Cristóvão e foi eleito em novembro de 2023, o que, segundo interpretação do estatuto anunciada pela presidência do Conselho Deliberativo, configura dois mandatos consecutivos cumpridos, tornando-o inelegível para novo período como presidente.

A regra, entretanto, permite que ele concorra ao posto de vice-presidente. A posição do Conselho sobre a interpretação do estatuto foi explicada por Daniel Pitta Marques, presidente do Conselho Deliberativo, em entrevista à rádio CBN, que confirmou o entendimento de que a sucessão seguida da eleição subsequente já esgotou o direito a uma nova candidatura ao cargo principal.