Dispositivo instalado no interior dos 204 novos ônibus facilita contato entre motorista e Centro de Controle Operacional
Fotos: Fernando Gonzaga
A prefeitura de Ribeirão Preto por meio da RP Mobi realizou nesta quinta-feira, 23 de maio, na zona Norte, uma reunião para avaliar o primeiro mês de operação do Botão de Emergência no interior dos 204 novos ônibus do transporte coletivo urbano.
O ato teve a participação do prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira; do superintendente da RP Mobi, Marcelo Galli; do diretor de Transporte da RP Mobi, José Mauro de Araújo, do comandante da Guarda Civil Metropolitana, Tiago Caldeira; do secretário Municipal de Justiça, Gabriel José Bernardi Costa, além de representantes do consórcio PróUrbano.
Na ocasião, as autoridades verificaram como é a eficácia do sistema que já é utilizado desde o dia 22 de abril no transporte público da cidade.
O prefeito vistoriou como está o funcionamento do programa online do “Botão de Emergência” que permite a comunicação para demandas operacionais, casos de violência/assalto, vandalismo, assédio e também assistência médica. “É mais um avanço para Ribeirão. O motorista passa a ter um dispositivo dentro do ônibus para acionar e buscar soluções em prol da segurança da população usuária deste serviço público”, destacou o chefe do Executivo.
Essa nova ferramenta é um pequeno display localizado do lado esquerdo do painel do veículo, com um teclado numérico, permite que o motorista entre contato com o Centro de Controle Operacional (CCO) da RP Mobi e também com o PróUrbano. Após o relato para as centrais de controle, os responsáveis pelo atendimento compartilham as informações com a Guarda Civil Metropolitana (GCM), que toma as providências necessárias.
Para a GCM este sistema integrado é um avanço significativo que auxiliará a corporação no combate a delitos, inclusive nos referentes a assédio sexual, ao possibilitar uma ação mais rápida e eficiente. A guarda destaca que o painel servirá ainda para o enfrentamento da prática da “rabeira” nos ônibus, pois essa é uma situação de alto risco que coloca a vida das pessoas em perigo. Ao ser comunicada com mais rapidez, a GCM atuará de forma mais ágil para combater essa prática constante no município.
Avaliação inicial
O item em que o botão recebe mais acionamentos é o de Operação/Manutenção, o qual registra casos de trânsito lento, horário atrasado, desvios não programados, acidentes em vias públicas, manutenção estrutural do veículo, entre outros assuntos relacionados. Por dia, são de cinco a dez ocorrências registradas pelos motoristas por intermédio do Botão de Emergência. “Todos os motoristas que conduzem os novos ônibus passaram por um treinamento e receberam um encarte com o “Protocolo de Emergência e Segurança” que possui um tutorial para manusear o equipamento recém-implantado na rede de transporte coletivo local”, acrescentou o superintendente da RP Mobi.
Segurança reforçada
• O equipamento de emergência fica ligado por 24 horas. Mesmo se o ônibus estiver com o motor desligado, o aparelho continua em funcionamento. Assim, não precisa apertar tecla para ligá-lo.
• O sistema é dividido em dois níveis de atendimento:
- Segurança/Saúde: contempla as ocorrências de assédio sexual, socorro médico, vandalismo/rabeira e assalto/furto.
- Gestão do serviço: contempla as ocorrências de operação e manutenção.