O distrito de Ibitiúva agora conta com um posto do Cadastro Único (CadÚnico), que começou a funcionar a partir da última terça-feira (26). Ele está instalado no mesmo prédio do CRAS, localizado na rua 8, nº 278.

O horário de atendimento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. Para ter acesso aos serviços oferecidos pelo posto, será necessário agendamento prévio, que deve ser feito no local.

De acordo com a cadastradora do CadÚnico de Ibitiúva, Aline Cristina Matias, serão agendados três atendimentos por dia. “No dia do agendamento, eu oriento sobre a documentação necessária para o cadastro para que a pessoa traga tudo certinho na data do atendimento”, destaca.

Por meio do CadÚnico, é possível participar de programas sociais como: Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Renda Mínima, Leve Leite, entre outros.
A gestora do CadÚnico do município de Pitangueiras, Débora Daniela de Lima, explica que, com o posto no distrito, o acesso dos moradores do local aos serviços oferecidos será facilitado. “Antes, eles precisavam se descolar até a cidade de Pitangueiras para resolver questões relacionadas aos programas do CadÚnico. Agora terão mais comodidade com o posto pertinho de casa”, afirma.

Débora ressalta que podem procurar atendimento no posto todas as pessoas que têm interesse em projetos e programas oferecidos pelo governo. “O Cadastro Único é a porta de entrada para todos os programas dos governos federal, estadual e municipal. A prioridade são famílias com renda per capita de até meio salário mínimo. Importante ressaltar que fazer o cadastro não garante a inserção imediata em nenhum programa, porque isso depende de análises. Mas o cadastro é a única forma de ter acesso a esses programas”, reitera.

O Cadastro Único é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população. Nele são registradas informações como: características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras.

A execução do Cadastro Único é de responsabilidade compartilhada entre o governo federal, os estados, os municípios e o Distrito Federal. Em nível federal, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) é o gestor responsável, e a Caixa Econômica Federal é o agente operador que mantém o Sistema de Cadastro Único.