Calçadas Do Corredor De Ônibus Da Avenida Saudade Estão Em Fase De Finalização

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 3 minutos de leitura
Calçadas Do Corredor De Ônibus Da Avenida Saudade Estão Em Fase De Finalização

Intervenções beneficiarão milhares de usuários do transporte público na cidade; obra tem prazo de entrega ainda este ano

Foto: Guilherme Sircili

A região Norte já conta com uma nova identidade após a execução das obras do programa Ribeirão Mobilidade, que traz modernidade, fluidez e segurança para motoristas, pedestres e usuários do transporte coletivo, que passam pela região. Após a entrega do corredor da avenida Dom Pedro I, as obras do corredor da avenida Saudade seguem em ritmo acelerado. Nesta semana, foram realizados serviços de infraestrutura semafórica, rampas de acessibilidade e calçadas, além da finalização da execução do pavimento rígido e da instalação dos abrigos de ônibus.

O corredor de ônibus da avenida Saudade está sendo implantado na altura da avenida Saudade entre a avenida Francisco Junqueira até a avenida Brasil; avenida Brasil entre a avenida Saudade e a rua Marília e avenida São Paulo entre a avenida Francisco Junqueira e a rua Fernão Sales. “As obras de mobilidade são pautadas em projetos inovadores que trarão além das melhorias de infraestrutura, modernidade nas frotas de ônibus, segurança, garantindo ainda mais dignidade e respeito aos usuários do transporte coletivo”, destacou o prefeito, Duarte Nogueira.

Corredor Dom Pedro –  o corredor da avenida Dom Pedro, entregue no mês de outubro, foi implantado na avenida Fábio Barreto, entre a rua Castro Alves e a rotatória Amin Calil; rua Silveira Martins/avenida Marechal Costa e Silva, entre a rotatória Amin Calil e a rua Capitão Salomão; rua Capitão Salomão, entre a rua Silveira Martins e a avenida Dom Pedro I; nas avenidas Dom Pedro I e Luiz Galvão Cesar, entre a avenida Dom Pedro I e a rotatória Alceu de Paiva Arantes. O trecho conta com 5,53km de extensão e beneficiará cerca de 19 mil usuários do transporte coletivo.

A pavimentação das vias segue o padrão dos corredores de ônibus, com reforço na capacidade de suporte do pavimento em função do tráfego intenso e do peso dos veículos. A obra contempla, ainda, a revitalização do passeio para garantir acessibilidade aos pedestres, principalmente àqueles com mobilidade reduzida. As esquinas da avenida contarão com rampas de acesso para cadeirantes, piso tátil direcional e de alerta, indicando os pontos de espera e de travessia, além da remodelação dos canteiros.

Programa Ribeirão Mobilidade – A Prefeitura conta com mais de 30 projetos inovadores de intervenção viária, com investimento total que se aproxima dos R$ 500 milhões. Ao todo serão implantados 11 corredores de ônibus em Ribeirão Preto, num total de 56 quilômetros, percorrendo as principais avenidas do município, além de pontes, túneis e viadutos que irão proporcionar maior conforto aos usuários do transporte público.

Entre as obras entregues estão os corredores de ônibus das avenidas do Café, Presidente Vargas, Thomaz Alberto Whately, duplicação das avenidas Antônia Mugnatto Marincek e Adelmo Perdizza, adequação viária na rotatória das avenidas Nove de Julho, Portugal e Antônio Diederichsen, ampliação da avenida Coronel Fernando Ferreira Leite, viaduto Profissionais da Saúde, entre outras intervenções.

Atualmente são sete projetos em andamento, considerando a construção de viadutos no cruzamento da avenida Brasil com Mogiana e Brasil com Thomaz Alberto Wathely; o túnel entre as avenidas Independência e Presidente Vargas, corredores de ônibus da avenida Dom Pedro I, avenida Saudade e Norte/Sul (trechos 2, 3 e 4), além da licitação para restauro e implantação do corredor de ônibus da avenida Nove de Julho.