Os vereadores de Ribeirão Preto aprovaram um projeto que prevê a criação de ônibus exclusivos para mulheres no sistema de transporte coletivo municipal. A proposta, assinada pelo vereador Diácono Ramos (União Brasil), recebeu 19 votos a favor e 2 contrários.
A deliberação ainda depende da sanção do prefeito Ricardo Silva (PSD) para entrar em vigor. Pelo texto aprovado, as chamadas “Linhas Rosa” deverão operar em itinerários já existentes, nos horários de maior demanda, preferencialmente das 6h às 9h e das 17h às 20h, de segunda a sexta-feira e serão identificadas pela cor rosa e sinalização que indique uso exclusivo para passageiras.
O projeto também recomenda que, sempre que possível, esses veículos sejam conduzidos por motoristas do sexo feminino. O autor da proposta justificou a iniciativa como uma medida para aumentar a segurança e reduzir casos de assédio e constrangimento que, segundo ele, ocorrem com maior frequência nos períodos de pico.
Cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Goiânia e Recife já adotaram soluções similares em seus sistemas de transporte coletivo. Atualmente, o transporte municipal é operado pelo consórcio PróUrbano, formado pelas empresas Rápido D’Oeste e Transcorp, que dispõe de 362 ônibus em 119 linhas e registra cerca de 150 mil embarques por dia.
Com a aprovação na Câmara, o próximo passo é a análise do chefe do Executivo, que pode sancionar ou vetar o projeto.