A Câmara Municipal de Ribeirão Preto informou que, a partir da segunda quinzena de novembro, as sessões plenárias retornarão ao formato remoto devido ao início das obras de modernização dos Plenários I e II.
As reuniões continuam previstas para as segundas e quartas-feiras, agora em ambiente virtual enquanto durar o cronograma de intervenções. A empresa vencedora da licitação, Arcon Construtora Ltda., de Hortolândia, foi homologada no Diário Oficial do Município.
A contratação, no valor de R$ 4.765.616,33, ocorreu após desclassificação das duas primeiras colocadas por irregularidades na documentação; a Arcon foi a terceira colocada e será convocada para assinar o contrato e receber a Ordem de Serviço. O prazo previsto para execução das obras é de oito meses, com o contrato válido por dez meses, sujeito a prorrogação.
Se o cronograma for cumprido, a expectativa é de que as sessões presenciais só retornem entre julho e agosto de 2026, observando-se, porém, o recesso parlamentar previsto de 16 a 31 de julho.
A reforma contempla mudanças estruturais e de segurança: revitalização dos espaços para ampliar acessibilidade e conforto ao público, adequação às exigências do Corpo de Bombeiros para emissão do AVCB, troca de carpete por material resistente ao fogo, ampliação das áreas dos parlamentares, instalação de novo sistema de votação e telão em LED, adaptação de sanitários e galerias para pessoas com deficiência, renovação de pisos e fachadas, adequação de rampas com material não combustível, atualização da parte elétrica com troca de transformador e fiação, implantação de para-raios e de um núcleo independente de energia no plenário.
O Salão Nobre será transformado para funcionar como um segundo plenário, recebendo o sistema de votação atualmente usado no plenário principal, o Jornalista Orlando Vitaliano, que também passará por intervenções. A Câmara diz que as intervenções visam modernizar as instalações e garantir o cumprimento das normas de segurança.